Umuarama

Digital

Empresários devem ficar atentos às armadilhas do marketing digital

25/03/2019 08H25

marketing-digital-umuarama

Influenciadores, redes sociais, sites e blogs. Você sabe como e onde investir seu dinheiro nas ferramentas do marketing digital? Se a resposta para esta pergunta não for clara, o empresário deve estar “comprando gato por lebre”.

O marketing digital cresce a cada ano, pois traz vantagens para quem aposta em suas técnicas e táticas. Entretanto, este seguimento também oferece armadilhas para os menos avisados e o empresário acaba não obtendo o retorno esperado.

A publicitária e gerente de marketing, Keila Cerozino, explica que o empresário não tem obrigação de conhecer tudo sobre o setor digital, mas para isso, precisa contratar um profissional qualificado. Na situação da micro e pequena empresa, Keila entende as dificuldades de contratar uma pessoa ou agência para trabalhar o marketing digital, por isso ela dá algumas dicas para os gestores.

Especialista em marketing digital e neuromarketing, a entrevistada ressalta que o primeiro ponto é entender quem é seu público para buscar um investimento melhor. “Não é só investir em qualquer influenciador, blog ou rede social, tudo parte de um planejamento e conhecer seu cliente é seu foco principal. Conheça seu público e desta forma seu investimento em marketing digital será melhor direcionado e com retorno mais próximo do esperado”, alertou.

Fique de olho

O mercado de influenciadores vem crescendo principalmente apoiado pelo Instagram, Em alguns casos, pessoas usam de artifícios para conseguir seguidores e curtidas falsas, para impressionar os possíveis investidores. “Uma agência montou dois perfis falsos no Instagram e é claro, que conseguiram patrocínio para esses fakes. Essa ação foi para mostrar aos empresários, que eles não estão analisando o investimento e sim seguindo uma moda”, ressaltou a entrevistada.

Conforme a publicitária, entender se o perfil realmente existe engajamento de seguidores e curtidas não é tão difícil. “Quando o número de seguidores é muito diferente dos números de curtidas e comentário ou vice-versa, pode ter alguma coisa errada. É fácil ver perfis com 10 mil seguidores e 50 curtidas nas fotos. Os números não batem e isso não vai gerar retorno para o investidor”, explicou.

Outra dica da especialista é olhar quem são os seguidores e quem está comentando nas fotos. “Quem conversa com o influenciador no comentário é de outro país? Tem relação com a realidade do seu público-alvo? Confira os números e métricas, pois o ponto positivo de se investir no marketing digital é que os números são reais, mesmo que sejam comprados, basta parar e estudar”, noticiou.

Busque referências

Como todo mundo tem um perfil nas redes sociais e “manja” de internet, é comum ver diversos mestres no assunto. Mas Keila Cerozino alerta, se for contratar uma pessoa ou agência para trabalhar o digital, a dica é buscar referências. “Uma coisa que muitos empresários deixaram de lado é a prática de buscar referência. Não siga a maré, pesquise e estude, para depois não reclamar que seu investimento não foi o esperado”, disse.

Retorno existe

Com mais de quatro anos trabalhando no seguimento, Keila Cerozino garante que o retorno do marketing digital para os empresários existe, mas para isso é necessário ter um profissional qualificado. “Quando você vai ao médico, a primeira atitude é buscar o melhor especialista. Na publicidade e no marketing a situação não é diferente, pois é o profissional que vai dar o retorno para sua empresa”, finalizou.