Cotidiano

FISCALIZAÇÃO EM UMUARAMA

Empresa deposita entulho em local impróprio é multada em R$ 10 mil

03/03/2021 15H22

Foto divulgação IAT

Técnicos do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) e Polícia Ambiental em Umuarama notificaram uma empresa de caçambas que estava dispondo, inadequadamente, os resíduos sólidos em área sem devida licença ambiental próximo à rodovia PR-323. O procedimento ocorreu por conta de um processo administrativo que tramita no Ministério Público.

Segundo informações ao IAT, em vistoria, foram identificadas pilhas de resíduos, inclusive materiais industriais. A área foi embargada e a empresa foi autuada em R$ 10 mil, além de realizar a separação dos resíduos, relatar para onde serão destinados e regularizar a área.

Foto divulgação IAT

Segundo o IAT, após aplicação das sanções administrativas, o processo será encaminhado novamente ao MP e o empresário poderá responder na esfera civil e criminal.

O IAT orienta a população para que quando contratarem caçambas para construção, solicitem das empresas a licença ambiental do local onde será encaminhado os resíduos, evitando assim, a responsabilização do contratante em crime ambiental.