Umuarama

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Em Umuarama: empreendedorismo de sucesso que passa de mãe para filha

08/03/2025 10H04

Jornal Ilustrado - Em Umuarama: empreendedorismo de sucesso que passa de mãe para filha
O exemplo dos pais levou Ynngridh ainda cedo a empreender

Abrir seu próprio caminho profissional e não ter medo dos revezes da vida é uma característica de quem empreende. E hoje, 08 de Março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Ilustrado conta a história de duas mulheres, mãe e filha, Claudevina e Ynngridh Bonatti, que em ramos diferentes, trilham o mesmo caminho, o do empreendedorismo.

Claudevina Bonatti ou Clau Bonatti atua há 30 anos na área da saúde como personal trainer. Ao longo do caminho acumulou especializações acadêmicas e premiações diversas como destaque em sua área.

“Tive que superar todos meus empecilhos e dificuldades, assim como todos, porém resolvi que essas dificuldades me fariam ser melhor ainda e que a cada tombo levantaria mais forte. Não temos que baixar a cabeça para as dificuldades e sim superá-las por que ao final, como podemos ser melhor se não enfrentamos o pior?”, questionou.

Este caminho profissional, no ano passado avançou mais um passo, ao assumir com o marido Evandro e a filha mais nova Yhasminn, o comando da Nutri Life, uma empresa especializada no assessoramento e comercialização de suplementos e outros produtos voltados para a saúde.

Jornal Ilustrado - Em Umuarama: empreendedorismo de sucesso que passa de mãe para filha
Clau Bonatti e a filha Ynngridh: sem medo de empreender

SEGUIR EM FRENTE

“Na vida aprendi que a gente só vai. E se já estamos no meio do caminho e surgir uma oportunidade por que não abraçar? A loja foi mais um presente de Deus e resolvemos adotar a ideia. Com força, foco e fé tudo dá certo e me sinto muito feliz pelo que estamos construindo, como profissionais e para a vida”, afirmou.

Ao olhar os passos que estão sendo dados pela filha Ynngridh, Clau afirmou que o exemplo da família e o que representam para a filha, levou Ynngridh a empreender muito cedo. “Sempre ensinamos que não importa quantos tombos você leva, mas quantas vezes você consegue se levantar e seguir”, ressaltou Clau.

EXEMPLO DE CASA

Ynngridh salientou que os pais sempre a incentivaram a trabalhar para si. “Isso sempre gerou a minha vontade e determinação para ter meu próprio negócio”, afirmou. Ela contou que descobriu o que amava aos 15 anos, mas somente aos 17 a certeza aflorou: a maquiagem, sonho de consumo de quase toda mulher foi o ramo escolhido por Ynngridh.

Para chegar lá, buscou a profissionalização muito cedo. O primeiro de muitos cursos que fez, ganhou de presente da avó Célia. Nesta época fazia pão de mel e maquiava uma amiga ou outra para levantar uma grana.

Quando terminou o ensino médio, chegou a começar a faculdade de Marketing, mas o coração falou mais alto. Abriu salão com amigas, foi professora de maquiagem e hoje, ao lado do marido Ricardo, tem a franquia da Alice Salazar, uma loja especializada em maquiagem, onde também ministra cursos.

TRABALHO E FAMÍLIA

Atuante nas redes sociais, conta aos seguidores a rotina do casal com a filha Catharina, de cinco meses, além da propaganda, muitas vezes divertida e inusitada, dos produtos da loja. “Conciliar tudo, é uma tarefa as vezes um tanto quanto difícil, mas aos poucos vamos alinhando e graças à Deus está tudo no caminho certo”, afirmou.

Como mulher, Ynngridh contou que ser mãe a fez crescer em muitos aspectos. “ Além de aflorar mais ainda a vontade de lutar pelas coisas para minha família. Ser mãe me mudou como esposa, empresária e como mulher. Minha forma de pensar, de me portar e até mesmo minha forma de conversar. Acredito que hoje com a Catharina em nossas vidas estou na minha melhor fase!”, afirmou.

E para as mulheres que querem empreender, mãe e filha dão o mesmo conselho: seja persistente, perseverante, focada e forte!

PARABÉNS PELO DIA DA MULHER

Parabéns de toda a equipe do Jornal Umuarama Ilustrado a todas as mulheres que são donas de casa, profissionais liberais, empregadas, empreendedoras e que todos os dias atuam para manter a família unida e para garantir o sustento de todos.