Saúde
Diferente de cidade próximas Umuarama não está em situação de epidemia para dengue, mas os umuaramenses precisam ficar atento para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Conforme dados da Secretaria de Saúde, em apenas um mês o número de casos confirmados da doença saltou de 30 para 67 no município e 383 notificações.
Em um levantamento da Secretaria da Saúde do Paraná revelou que a luta contra o mosquito da dengue precisa ser travada dentro dos quintais. Os dados mostram que 43% dos criadouros foram localizados em recipientes plásticos, garrafas e latas, acumulados destampados nos quintais das residências e em entulhos de construção, caçambas e latas de tintas também deixadas abertas nos quintais.
Além disso, 23,5% estão nos depósitos de água a nível do solo e 22,6% estão nos pratinhos de vasos de plantas, recipientes de degelo de geladeiras, bebedouros, pequenas fontes ornamentais; 7,3% foram encontrados em pneus e 5,3% em tanques em obras, borracharias e hortas; calhas lajes e toldos em desníveis, ralos de sanitários em desuso, piscinas não tratadas, cacos de vidro em muros e floreiras e vasos nos cemitérios.
“Podemos observar pelo LIRA divulgado que mais de 72,9% dos criadouros estão nos domicílios, por isso a recomendação para que todos verifiquem em seus domicílios e eliminem os focos de água parada”, complementa a coordenadora de Vigilância Ambiental da SESA, Ivana Belmonte.
Boletim emitido pela Secretaria da Saúde no final de 2018 e início de 2019 apresentava 146 casos confirmados de dengue. Já o boletim publicado nesta semana, totaliza 6.068 casos de dengue no Paraná.
Há um ano, eram 33 municípios com casos confirmados. Hoje são 160, sendo que 15 estão em epidemia e 23 em situação de alerta para epidemia; 274 têm notificações para dengue, indicando casos em investigação.
Pela primeira vez o boletim da Secretaria da Saúde apontou um município médio do Estado em situação de epidemia. Paranavaí registrou nesta semana 450 casos de dengue por 100 mil habitantes. Além de Paranavaí, Nova Cantu, Quinta do Sol e Florestópolis, também estão em situação de epidemia os municípios de Juranda, Peabiru, Diamante do Norte, Guairaçá, Inajá, Santa Isabel do Ivaí, Ângulo, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Paranacity, Uniflor, Braganey, Douradina, Paraíso do Norte, Tamboara, Sertaneja e Guaíra estão em estado de epidemia.