REGIÃO

Um homem de 47 anos mobilizou equipes da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em duas ocorrências distintas nesta segunda-feira (13), em Icaraíma. Em ambas as situações, ele estava em aparente surto psiquiátrico, invadiu residências e precisou ser contido com o uso de dispositivo eletrônico de incapacitação neuromuscular (Taser).
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 8h, no Jardim Santa Lizia. Conforme a Polícia Militar, moradores acionaram a equipe após o homem, em estado de extrema agressividade, pular muros de residências vizinhas e se trancar dentro de um imóvel portando um objeto.
Com autorização dos proprietários, os policiais entraram na residência e tentaram convencer o homem a se render. No entanto, ele desobedeceu às ordens e avançou contra a equipe policial correndo, gritando e empunhando uma pedra.
Diante do risco iminente, os policiais utilizaram o Taser. Mesmo após os primeiros disparos, o homem arrancou os cabos do equipamento e continuou resistindo, sendo necessário um novo acionamento do dispositivo para que fosse imobilizado com segurança, conforme os protocolos de uso progressivo da força.
Após a contenção, o SAMU realizou o atendimento inicial e encaminhou o paciente ao Pronto Atendimento de Icaraíma. Em razão do alto nível de agitação e da necessidade de atendimento especializado, ele foi transferido, sob escolta da Polícia Militar, para um hospital em Umuarama.
No meio da tarde, a Polícia Militar voltou a ser acionada para atender uma nova ocorrência envolvendo o mesmo homem, desta vez no Jardim Cruzeiro.
Segundo a corporação, ele havia fugido do hospital para onde fora encaminhado e voltou a apresentar comportamento agressivo, invadindo residências e causando pânico entre os moradores do bairro.
Durante a nova abordagem, o homem novamente desobedeceu às ordens policiais e apresentou resistência, tornando necessário o uso do Taser e de algemas para garantir sua contenção.
O SAMU foi novamente acionado e reconduziu o paciente ao hospital, onde permaneceu internado sob cuidados médicos.
Como nenhum dos moradores invadidos manifestou interesse em representar criminalmente contra o homem, a ocorrência foi registrada pela Polícia Militar como apoio a outros órgãos, enquanto o atendimento médico especializado prossegue.