Umuarama

UMUARAMA

Em parceria com a Gerar, Assistência Social capacita jovens ao mercado de trabalho

04/04/2025 13H56

Jornal Ilustrado - Em parceria com a Gerar, Assistência Social capacita jovens ao mercado de trabalho

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Projeto Esquenta, desenvolvido pela empresa Gerar – Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional – está mudando a vida de jovens e adolescentes em Umuarama.

A iniciativa busca reduzir desigualdades no acesso ao mercado de trabalho e oferece capacitação profissional a jovens de 14 e 17 anos em situação de vulnerabilidade social.

Margarida Elieti Teixeira, assistente social e coordenadora do projeto, explica que o Esquenta foi planejado para promover autonomia, protagonismo e planejamento de vida, além de preparar os jovens para desafios profissionais. “Nosso foco é fornecer ferramentas que aumentem as chances de empregabilidade, desde a elaboração de currículos até técnicas para entrevistas”, explica.

O curso aborda temas do desenvolvimento pessoal e profissional, como planejamento de vida e carreira – definição de metas e estratégias para alcançá-las; Autoconhecimento – reflexão sobre valores, interesses e talentos; Postura Profissional – ética, responsabilidade e comportamento no trabalho.

Aborda ainda apresentação pessoal – comunicação verbal e não verbal, vestimenta adequada; Elaboração de currículo – dicas para um currículo atrativo; e Técnicas de entrevista – como se portar e responder às perguntas mais comuns.

Cerca de 90% dos participantes têm medo do primeiro contato com entrevistas de emprego, uma das principais dúvidas abordadas. “Através do projeto os participantes recebem orientações para se destacar em uma entrevista de emprego, abrangendo desde habilidades de marketing pessoal até a elaboração de currículos eficientes”, reforça a assistente social.

PARCERIAS

Em Umuarama, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e conta com o apoio de entidades locais. A primeira turma está em andamento na Guarda Mirim), foi iniciada em 24/03 e tem mais quatro encontros restantes.

Em abril inicia a segunda turma do projeto no Centro da Juventude (Ceju), com encontros às quartas-feiras, e a terceira turma está agendada para maio, na Casa da Sopa, às sextas-feiras. Cada turma tem 20 ou mais participantes, que são incentivados a investir na capacitação.

O projeto visa aumentar as chances de contratação em vagas efetivas, estágios ou programas de aprendizagem, promover reflexão sobre o mundo do trabalho e fortalecer a autoconfiança e habilidades sociais dos participantes. Ao final, os alunos recebem certificado e participam de uma confraternização.