Umuarama

DISPUTA DE PODER

Em jogada surpreendente, oposição assume a mesa diretora da Câmara

15/12/2018 12H29

DISPUTA DE PODER Em jogada surpreendente, oposição  assume a mesa diretora da Câmara
Noel do Pão adotou tom conciliatório ao comentar vitória após resultado da eleição para presidência da Câmara

Umuarama – O vereador Noel Aparecido Bernardino, o Noel do Pão, foi eleito por seis votos a zero o novo presidente da Câmara de Umuarama. A posse está marcada para o dia 1º de janeiro, às 9 horas. Ele vai comandar a Casa pelo biênio 2019/2020.

Noel encabeçou chapa única apresentada de última hora pela oposição, que conseguiu assumir dois dos quatro cargos da mesa diretora: primeiro e segundo secretários, com Mateus Barreto e Jones Vivi, respectivamente.

A vice-presidência ficou para a professora Ana Novais, declaradamente ‘neutra independente’ e que abriu mão de sua pré-candidatura em prol do consenso.

O acordo que selou a candidatura de Noel ocorreu no fim da tarde de sexta-feira (14) em reunião a portas fechadas no gabinete de Deybson Bitencourt, terceiro vereador declarado da oposição.

Para o consenso no nome de Noel, alguns fatores pesaram: Ana e a oposição tinham apenas 4 votos certos e precisavam de cinco para conseguir emplacar um empate. Ao atrair o parlamentar, ganharam o voto que faltava e com uma vantagem: o regimento interno da Câmara reza que se houver empate leva a presidência o vereador mais votado pela população.

Noel foi eleito pela primeira vez em 2016 como o vereador mais votado na história de Umuarama. Foram 3.013 votos, o que representa 5,57% do eleitorado, segundo a Justiça Eleitoral.

OBSTRUÇÃO

Para chegar lá, a oposição, além da jogada surpreendente de abraçar Noel do Pão – que nos últimos dois anos compôs a base dos vereadores que apoiam o prefeito Celso Pozzobom – ainda ganhou de presente a ausência de quatro vereadores: Júnior Ceranto, Ronaldo Cardoso, Marcelo Nelli e Newton Soares. Os dois primeiros eram candidatos declarados desde a semana passada.

A especulação é que houve uma tentativa de obstrução da sessão de votação em face de uma ausência de consenso entre os dois parlamentares sobre quem encabeçaria a chapa.

É necessária a presença de seis dos dez vereadores para garantir a maioria absoluta da Casa e a presidente Maria Ornelas poder declarar a sessão aberta e válida.

“Conseguimos unir em uma mesma chapa um vereador da situação, um neutro e dois da oposição. Com isso conseguimos o apoio da atual presente Maria Ornelas para sermos eleitos”, explicou Mateus Barreto.

DISPUTA DE PODER Em jogada surpreendente, oposição  assume a mesa diretora da Câmara
A mesa diretora eleita, juntamente com a atual presidente vereadora e professora Maria Ornelas

CONCILIAÇÃO

O tom de Noel do Pão após a vitória foi de conciliação. Esclareceu estar satisfeito por ter sido abraçado pelos demais vereadores eleitos para a mesa diretora e que pretende trabalhar para beneficiar a população.

“Não vou defender base ou oposição. Vamos lutar pelo povo e trabalhar”, ressaltou. A manhã de sábado foi duplamente especial para Noel, além de ser eleito o novo presidente da Câmara, casou um de seus filhos. Ele saiu da sessão direto para o casamento.

OPOSIÇÃO

A oposição conquistou dois importantes cargos na mesa diretora: primeiro e segundo secretários. São cargos chaves e muitas decisões da presidência precisam da anuência desses parlamentares.

“Não queremos brigar. Queremos debater e atuar de forma que não tenhamos mais tentativas de ‘tratoraço’ com projetos”, afirmou Barreto. Vivi afirmou que apesar de muitos questionarem a capacidade de Noel do Pão por causa de sua conhecida simplicidade, ele tem confiança de que Noel fará um bom mandato. “Vamos apoiá-lo no que precisar e temos o resguardo jurídico da assessora da Casa, a Rosane”, afirmou.