Região

MAIS SAÚDE

Em dia histórico, Prefeitura de Tapira inaugura a UPA 24 horas

09/06/2020 09H10

Uma das obras mais sonhadas pela comunidade de Tapira, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, foi inaugurada ontem pelo prefeito Claudio Sidiney de Lima e outras autoridades. O evento, realizado dentro das restrições da Saúde e distanciamento sugeridos na prevenção contra o novo coronavírus, contou com pouca gente. Mas, se não fosse a pandemia seria uma grande festa com grande público.

A UPA/24hs foi instalada no prédio onde antigamente funcionou o hospital da cidade. Com recursos da própria Prefeitura, Governo Estadual e Governo Federal, a reforma e adequação do prédio para sediar a UPA começou na gestão passado com o prefeito Delfino Marques e terminou agora com o prefeito Cláudio. Tanto que duas placas foram fixadas na inauguração atribuindo os merecidos créditos para as duas gestões. “Independente de posição política, é importante reconhecer o trabalho feito na gestão passada para iniciar a obra”, disse.

A UPA já está em funcionamento com equipes de plantão para atendimento de urgência e emergência. Conta com aparelhos de raio X, ultrassonografia, sala de inalação, enfermarias masculina, feminina e pediátrica, sala de isolamento, entre outras.

E ao lado da UPA funciona a unidade de atendimento primário, a porta de entrada do paciente, onde será feita a triagem para verificar a gravidade da situação. “Com certeza aqui teremos um atendimento humanizado e de qualidade para todos que dele precisarem”, comentou o prefeito.

Claudio Sidiney destacou ainda a importância de uma UPA 24 horas para garantir qualidade na infra estrutura da cidade. Ele considera plenamente desenvolvida uma cidade que atenda o cidadão em todos os setores. “E é para isso que estamos trabalhando”, disse.

O prefeito também fez questão de agradecer a todos os servidores que colaboraram para a execução do projeto, aos vereadores, a ex-diretora de Saúde, Andreia Batista, Luiz Sorvos que ajudou quando esteve na Paraná Cidades, órgão do Governo Estadual, entre outros.

O secretário municipal de Saúde, Ilson de Paula, também agradeceu aos servidores, os vereadores e destacou a maturidade política da atual gestão em dar sequência e concluir uma obra iniciada pela gestão anterior.

Também estiveram presentes na inauguração a chefe da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera, os vereadores, secretários municipais, o comandante da Polícia Militar na cidade, 3º Sargento Passos, ex-prefeito de Nova Olímpia, Luiz Sorvos, o advogado Ronald Rogério Lopes Smarzaro, entre outras lideranças.