Cotidiano

VACILADA?

Em abril, uma pessoa foi atropelada a cada dois dias e meio em Umuarama

18/04/2019 08H59

Em abril, uma pessoa foi atropelada a  cada dois dias e meio em Umuarama

 

Umuarama – Nos primeiros 17 dias de abril o Corpo de Bombeiros atendeu sete casos de atropelamentos ocorridos na área urbana de Umuarama. O saldo equivale a um acidente a cada dois dias e meio e ressalta a importância de mantermos a atenção no trânsito e respeitarmos as leis e as regras de boa convivência. Na maior parte dos casos, as vítimas sofrem ferimentos moderados.

Infelizmente também foi registrada uma morte, quando um homem de 33 anos que transitava na PR-482 foi colhido por um Renault Symbol por volta das 19h20 do último dia 10. A vítima morreu ainda no local e entrou para uma triste estatística.

No mesmo período de 2018 nenhum atropelamento foi registrado.

NA FAIXA

Levantamento do Corpo de Bombeiros registrou 17 casos de atropelamentos desde o início do ano na área urbana da cidade. Em alguns casos, a vítima foi colhida quando atravessava na faixa de pedestres.

Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros William Marques, existem fatores externos que acabam tirando a atenção de pedestres e condutores no trânsito. “Vemos as pessoas ao celular ou preocupadas com outras coisas e acabam deixando de prestar atenção ao que precisa quando se anda”, ressaltou.

O oficial comentou que muitas vezes um condutor para na faixa dando a preferência ao pedestre mas o motorista que vem logo atrás não tem a mesma atitude. “Outro dia ocorreu comigo, perto da prefeitura. Eu parei para três senhoras passarem na faixa, mas os condutores que estavam atrás desviavam do meu carro e não paravam. Estava fardado e tive que descer e parar o trânsito para as mulheres conseguirem atravessar na faixa”, contou.

HORÁRIOS

Outro alerta é quanto aos horários em que os acidentes ocorrem. Os sete ocorridos em abril, três foram entre as 12 e 13 horas e outros três entre as 18 e 20 horas, momentos de aumento no fluxo de veículos por causa da volta para casa. Entre as vítimas 4 foram homens, com idade entre 30 e 40 anos; e duas crianças, de oito e de quatro anos.

“Crianças devem estar sempre acompanhadas pelos pais ou responsável adulto e com o braço seguro, pois pela idade tem uma desatenção maior”, lembrou o tenente William. Nesta segunda-feira (15) uma menina de quatro anos foi atropelada por uma caminhonete quando tentou atravessar a avenida Tiradentes, na entrada de Umuarama. O condutor percebeu e com a frenagem conseguiu evitar uma colisão grave. O local é sinalizado com semáforo, faixas de pedestre e ‘furão’.

No caso de idosos, por se locomoverem mais vagarosamente, a recomendação é que estejam acompanhados de alguém mais novo. Em março, foram quatro atropelamentos, sendo três envolvendo pessoas entre 56 e 66 anos.

Outra recomendação importante para o pedestre é parar e observar antes de atravessar uma via e ter a certeza de que o condutor o enxergou e que entendeu que o pedestre tem a intenção de atravessar, mesmo que seja na faixa de segurança. Já o motorista deve respeitar o pedestre, seja na faixa ou fora dela e sempre dar a preferência de passagem.