Felicitações
Hoje o “Umuarama Ilustrado” faz 50 anos. Tenho que cumprimentá-lo. Meio século não é pouco. Começo agradecendo ao Ilídio Coelho Sobrinho, seu fundador e proprietário porque há 25 anos me garante espaço para escrever minhas crônicas semanais. Nelas reparto com o ilustrado leitor minhas posições, ideias e preocupações quanto ao mundo que nos cerca. Agora contemplo a história de um jornal que virou entidade e símbolo de comunicação. Nela, foi artífice e testemunha do desenvolvimento cultural, econômico e social de Umuarama e do noroeste do Paraná. Aqui integrou povos, registrou fatos, embalou sonhos e escreveu o dia a dia dos cidadãos. Meu orgulho é do tamanho da minha gratidão.
Gosto da imprensa. Imprensa livre e jornalismo independente são a premissa maior da Democracia, único regime que respeita o povo. Ela só não é perfeita porque os homens não são perfeitos. Só ela assegura em lei a dignidade de todos e respeita as diferenças, sejam elas de raça, cor, credo, preferência sexual ou outra qualquer.
A imprensa livre defende a liberdade que só a Democracia garante. Mas, ela sabe que a verdadeira liberdade precisa ter limites na lei. Não admite que a liberdade de um destrua ou agrida a liberdade do outro. Daí vem que redes sociais ou qualquer outro meio de comunicação devem ter regras e obedecer às leis do país. Por óbvio, onde a lei governa, não pode haver terra sem lei.
Expus um pouco da minha mundividência. Desde os bancos escolares, ginásio, clássico e universidade me afeiçoei ao debate de ideias na busca do mundo ideal para a gente viver. Vejo que ele sempre pode ser melhor do que hoje é. E constato que ele é dialético e se alimenta da ânsia incontida de uma busca que, talvez, nunca alcancemos.
Volto ao nosso aniversariante. Que ele tenha muitos anos mais e siga sendo quem foi e é. Se há os que passam pela história, o Umuarama Ilustrado fez e escreveu a história. E nunca deixou de estar atento ao que se passa no Brasil e no mundo. A ele, à direção, aos jornalistas, repórteres e funcionários, digo Parabéns, “Umuarama Ilustrado”.
(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).