Umuarama

Eleições 2020

Eleitores de Umuarama precisam ficar atentos nas alterações de locais de votação

31/08/2020 08H47

justica_eleitoral_umuarama

No primeiro turno das eleições 2020 a ser realizado no dia 15 novembro são esperados 78.446 umuaramenses votando para prefeito e vereadores. Esses eleitores precisam ficar atentos, pois em Umuarama houve alterações em locais de votação, como também, agrupamento de seções eleitorais.

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Sérgio Furlan, Umuarama tinha 33 locais de votação até 2018, porém devida as alterações de estrutura de alguns colégios eleitorais, como o Ceebja que deu lugar ao Núcleo Regional de Educação (NRE), houve um remanejamento. “Agora para 2020, alguns locais de votação foram suprimidos e hoje ficamos com 25 colégios eleitorais na Zona Eleitoral 89”, disse.

Os eleitores precisam ficar atentos às mudanças e os umuaramenses e moradores dos distritos já podem conferir o local de votação pelo aplicativo e-Título. “O eleitor deve baixar o aplicativo e-Título e verificar o local de votação. O aplicativo é muito completo e mostra com detalhes o local e seção de votação. Além disso, através do e-Título é possível gerar certidões, se candidatar para ser mesário, como também, justificar o voto”, explicou Furlan.

CONFIRA AS ALTERAÇÕES

Os eleitores que votavam na Unipar Sede, Colégio Dynamis (Elite Rede de Ensino), Colégio Global e Escola Doutor Germano agora vão votar no Campus III da Unipar, localizado na avenida Tiradentes. “Verificamos que o Campus III tem uma boa estrutura para receber esses eleitores, seguindo as recomendações de prevenção ao coronavírus”, ressaltou o chefe de Cartório.

As alterações também se estendem para os eleitores que votavam no Ceebja, que agora foram transferidos para o Colégio Estadual Prof. Paulo A. Tomazinho (CEPAT – Colégio Estadual). A Escola Jardim União e o Colégio Padre Manuel da Nobrega também deixaram de ser local de votação e eleitores foram remanejados para o Campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) na avenida Ângelo Moreira da Fonseca.

Para finalizar as alterações, os umuaramenses que votavam no Colégio Estadual Princesa Isabel agora vão votar no Colégio Pedro II.

DISTRITOS

Os eleitores dos distritos de Umuarama também precisam ficar atentos as alterações. Em Roberto Silveira, que tinha apenas uma seção, os leitores foram transferidos para Santa Eliza e Jardim Vila Nova União para Serra dos Dourados.

justica_eleitoral_umuarama_furlan

SEÇÕES ELEITORAIS

Ainda segundo Carlos Sérgio Furlan, algumas seções eleitorais também foram agregadas, porém os locais de votação continuam o mesmo. “Por isso a importância de baixar o e-Título é já verificar onde você vai votar. No dia das eleições vamos identificar as seções que foram agregadas para facilitar a vida do eleitor”, falou.

Aplicativo e-Título

O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. O aplicativo permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. Em 2020, ficou mais fácil acessar o aplicativo: agora é possível entrar com o número do CPF, sem precisar lembrar do seu número do título de eleitor. Outra novidade permite que os eleitores se cadastrem como mesários voluntários. E o app se tornou acessível para pessoas com deficiência visual.

Para baixar o e-Título é só acessar o site do TSE.

Eleitor com deficiência

A Justiça Eleitoral também avisa que até 1º de outubro de 2020, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá requerer junto à Justiça Eleitoral para votar em outra seção ou local de votação de seu município que seja mais confortável.