Dr. Eliseu Auth

  Eliseu Auth

 Eleição não é “escolha de Sofia”

13/11/2023 21H16

Jornal Ilustrado -  Eleição não é “escolha de Sofia”

                                                                                                    Eliseu Auth

      O ilustrado leitor do “Umuarama Ilustrado” conhece a dolorosa “escolha de Sofia”, um drama humano que ficou célebre em filme. Nela, a personagem Sofia, uma sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz é forçada a escolher um de seus dois filhos para ser morto naquele campo de extermínio nazista. Uma escolha insuportável que tortura a alma de qualquer pessoa.

      Nossos hermanos argentinos estão às voltas de mais uma eleição para presidente. Imagino como devem estar ansiosos diante do dilema da escolha.  De um lado, um celerado trapalhão de idéias da extrema direita que é Milei. De outro, Sérgio Massa, ex-ministro da economia que não deu conta do grande problema argentino que é a inflação. Seria uma “escolha de Sofia”?

      Claro que a decisão argentina não é tão simples, mas não chega perto do tamanho da dor de uma mãe que precisa escolher um dos seus filhos amados para ser torturado até a morte num campo de concentração nazista. A escolha argentina é bem mais simples e vai depender da lucidez de cada eleitor que precisa escolher o tipo de Estado que quer para cuidar dele. A propósito, vi uma pesquisa que seria do Celac, onde se perguntou aos argentinos sobre a sociedade que querem. Se preferem Justiça social para todos ou a liberdade individual para todos. Acho que as questões não estão bem postas. Uma coisa não exclui a outra. Liberdade e Justiça social convivem e a liberdade sem limites é a lei dos mais fortes. Conforta que, mesmo em margem apertada, a maioria prefere a Justiça social. Aí, há sinal de que podem preferir o candidato Sérgio Massa, ao falastrão da anarquia extremista que vejo em Javier Milei.

      Esparramar armas, extinguir o Ministério da Educação e o Banco Central, atacar o Mercosul e o Brasil, insultar o lúcido Papa Francisco que é argentino e tomar conselhos de cachorro morto, não é razoável. Desejo sorte aos argentinos. E lhes digo que eleição serve para escolher o melhor ou o menos ruim. Eles têm opção com menos dor. Eleição não é escolha de Sofia.  

      (Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).