Aragão Filho

26/07/2022

Ele disse:

25/07/2022 19H14

Jornal Ilustrado - Ele disse:

Vocês são heróis. Logo após iniciarem o curso, a Pandemia de Covid-19 se alastrou pelo mundo e vocês tiveram a oportunidade de ter um aprendizado único, diante do maior desafio já vivido na história da saúde mundial. Quem chegou até aqui, realmente merece, com louvor, o certificado que recebe agora”.

De Guilherme Schimit, médico e presidente do Hospital Cemil em discurso para a segunda turma formada na Escola de Enfermagem do Cemil.

Pedalando e plantando

Que ideia legal para os nossos ciclistas.

A Associação de Senhoras de Rotarianos de Campo Mourão lançou neste sábado o projeto “Pedalando e Reflorestando”.

Grupos de ciclistas plantarão mudas de árvores durantes as pedaladas pela zona rural.

Casteladas

A sede do poder é inversamente proporcional à fome de saber.

– Carlos Castelo.

Papo rápido

– Quase todos Os candidatos ao senado querem o apoio do governador Ratinho Junior…

– Sinal que ele não está brincando quando trabalha para ganhar a eleição no 1º turno…

Do Marvadão

Governo se mexe mais do que minhoca em asfalto quente, mas o diesel continua bem mais alto do que a gasolina.

Aí é que o bicho pega.

– Celso Ribeiro.

Escrito apenas ontem…

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.

– Fernando Teixeira de Andrade.

E já que perguntar não ofende…

Como é possível que loteamentos sem o mínimo básico de infraestrutura, como rede de captação de esgoto, sejam aprovados com tanta facilidade em Umuarama?

Expectativa boa

Lojistas animados preveem crescimento acima de 10% no segundo semestre deste ano.

A Associação Brasileira do Varejo prevê crescimento de vendas com impulso da Black Friday.

Aliás, a propósito, agora é hora de começar a pesquisar preços de produtos do seu interesse para comparar na Black Friday.

Exagero do marketing

O malabarismo da palavra para tornar mais atraente o que é posto à venda às vezes exagera na dose.

Em letras de destaque, a propaganda oferece apartamentos com “carbono zero”.

O advogado Rogério Distéfano perdeu a paciência e quis saber:

– Ninguém solta pum nesse raio de prédio ou é condomínio de carrapato?

Pois é…

Metafísico

Por que os bancos cobram taxas por saldo insuficiente se sabem que a pessoa não tem dinheiro para pagar?

Vai pesar

Projeto de Lei prevê até 10 anos de prisão para o agressor que provoque lesão corporal que cause marca permanente em mulher.

A proposta altera o Código Penal para tipificar uma nova forma de lesão corporal para os casos em que a mulher sofrer lesão por meio de tatuagem, queimadura ou qualquer outro tipo de marca permanente.

O autor, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), defende no texto que a pena seja aumentada de 1/3 (um terço) até a metade, se a marca permanente for feita no rosto da vítima.

Tempo seco

Umuarama sem chuva, pouca umidade e pedindo proteção aos Céus.

Hidratar é palavra de ordem.

Crianças e idosos sofrem mais com o ar seco.

Mulheres nas urnas

Se nas urnas as mulheres não firmarem posição, na cena política prevalecerá a maioria masculina.

De acordo com dados divulgados pelo TSE, as mulheres representam a maior parte do eleitorado brasileiro.

Das mais de 156 milhões de brasileiros aptos a votar, 53% são do gênero feminino.

Xx-x-x-x-x

Chapeuzinho Vermelho ajuda a

mobilizar as crianças contra a dengue

Umuarama – As cerca de 240 crianças do berçário ao infantil 5 no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Madre Paulina, localizado no Parque Danielle, tiveram uma aula diferente nesta segunda-feira, 25. As agentes de endemia Ana Paula da Silva Paixão e Franciele Cristina do Nascimento Paulino levaram o projeto Educação em Saúde ao estabelecimento, orientando os pequenos a se engajarem no combate à dengue. A palestra foi realizada nos turnos da manhã e da tarde.

O conteúdo é elaborado com muito carinho e linguagem apropriada para o público-alvo pela equipe do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental. O projeto é desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação. A apresentação conta com personagens conhecidos pelas crianças das histórias infantis, música, brincadeiras e o mosquito da dengue – centro das atenções.
É um trabalho bem didático, interativo e de fácil compreensão pelas crianças, que participam ativamente. “As meninas fizeram uma adaptação da história de Chapeuzinho Vermelho, com participação da Vovó e do agente de saúde – substituindo o tradicional caçador no enredo. A Vovó é a ‘vítima’ do mosquito e o agente ensina quais cuidados devem ser tomados para proteger as casas e pessoas da dengue”, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luzia Ferreira.
Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais 55 casos da doença em Umuarama. Com isso, o acumulado (desde agosto/2021) chega a 1.511. Já foram descartadas 2.001 suspeitas e as notificações (que incluem casos suspeitos, positivos e descartados) chegam a 3.536. A cidade enfrenta surto de dengue em 17 das 18 unidades básicas de saúde (com exceção da UBS Bem-Estar, em situação de alerta) e também nos distritos de Lovat, Santa Eliza e no povoado de Nova Jerusalém.

Dentre os positivados, sete pacientes tiveram dengue com sinais de alarme (DSA), três casos evoluíra para dengue grave (DG) e duas pessoas morreram em virtude dos sintomas da doença, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os maiores volumes de casos foram registrados na área central de Umuarama, atendida pela UBS Centro de Saúde Escola (359 positivos), bem como no Jardim Panorama (193), Guarani / Anchieta (160), Posto de Saúde Central (114) e Jardim Cruzeiro (103).

Jornal Ilustrado - Ele disse:

A palestra foi realizada nos turnos da manhã e da tarde