Umuarama

UMUARAMA

Educação de Umuarama participa de Seminário de Cooperação Pedagógica em Foz

25/03/2025 14H59

Jornal Ilustrado - Educação de Umuarama participa de Seminário de Cooperação Pedagógica em Foz

A Secretaria de Educação de Umuarama esteve representada no Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios, realizado na semana passada em Foz do Iguaçu, dentro do programa Educa Juntos. O evento faz parte das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada operacionalizado por meio do eixo Formação e também foi marcado pela divulgação dos resultados da Prova Paraná Mais.

Nos dias 19 e 20 de março, mais de 350 secretários municipais de Educação de todo o Estado se reuniram para debater o futuro da educação paranaense, a convite da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Também participaram demais representantes das 399 secretarias municipais de Educação, além de pedagogos e professores da rede pública.

“Foi um momento importante para discutirmos alfabetização e recomposição da aprendizagem junto com os municípios. O governo do Paraná, de forma colaborativa, apoia os municípios para continuarmos na liderança como a melhor educação pública do Brasil”, declarou o secretário da Educação do PR, Roni Miranda.

Realizado anualmente pela Seed, o evento visa estreitar laços entre Estado e as secretarias municipais, bem como proporcionar um espaço para a troca de experiências e estratégias entre os gestores educacionais. Além de fortalecer a educação municipal, a parceria visa facilitar a transição dos estudantes entre o 5º e o 6º ano do Ensino Fundamental, quando tem início o atendimento da rede estadual.

O programa Educa Juntos foi criado em 2020. Por meio do Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios (NCPM), ele desenvolve materiais didáticos para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como cursos de formação continuada para os docentes das redes municipais, entre outras ações.

A participação no seminário é de extrema importância para garantir o fortalecimento do compromisso firmado com o governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), com a política para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país na idade certa. De Umuarama participaram a secretária da Educação, Letícia Labiak, a coordenadora pedagógica Kátia Sirlene Azevedo, e as coordenadoras educacionais Elisangela Reis e Patrícia Abucarma.

O governo do Estado também anunciou no evento que premiará as 300 escolas com melhores índices de alfabetização do Paraná. Escolas municipais podem ser contempladas pela iniciativa, que distribuirá 30 chromebooks – computadores portáteis para facilitar o acesso às ferramentas educacionais digitais – a cada uma das instituições de ensino com melhores níveis de alfabetização, num investimento de R$ 16 milhões para a compra dos 9 mil equipamentos.