IDEB 2023
Os investimentos feitos pela administração municipal de São Jorge do Patrocínio na Educação continuam resultando em números positivos. Nos últimos anos, o município sempre esteve entre os primeiros, na região e no Paraná, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). E, na edição mais recente do índice, divulgado na quarta-feira passada pelo Ministério da Educação, São Jorge do Patrocínio ficou em segundo lugar na região, mas com uma diferença mínima do primeiro lugar que foi Nova Olímpia.
O resultado foi motivo de comemoração entre professores, estudantes e demais envolvidos com a educação municipal. O prefeito José Carlos Baraldi também comemorou os resultados e destaca que a educação sempre foi uma das prioridades na atual gestão que tem a frente, além de Baraldi, o vice-prefeito Ronaldo Tinti, a secretária Municipal de Educação, Rosângela Galiotti, entre outros profissionais.
Baraldi atribui os bons resultados aos investimentos contantes na capacitação dos professores e professoras, a utilização de material escolar de boa qualidade, e nas reformas, ampliações e outras melhorias nas escolas e CMEIs, enfim em toda a estrutura do setor, incluindo o transporte escolar.
E, na sexta-feira passada, o prefeito recebeu em seu gabinete a visita da secretária Rosângela Galiotti, que estava acompanhada da Diretora da Escola Municipal João Batista de Melo, Edleuza Cichocki e das coordenadoras Marcia Bachini e Marcia Fagundes, a Diretora do CMEI Pe Ernesto Pereira, Angélica Lopes e a Coordenadora do CMEI Zaíra T. Ornelas, Lilian Bergamin. Na oportunidade fizeram uma análise dos resultados do Ideb 2023, divulgados agora, e que foram considerados muito importantes e satisfatório, sendo a 2° melhor nota da regional de Umuarama, também São Jorge do Patrocínio ficando entre as melhores notas do Estado do Paraná com a nota 7.1.
“Com esse resultado, me sinto satisfeito, com a sensação de dever cumprido com a Educação do nosso município, e tudo isso só foi possível graças aos grandes investimentos realizados pela nossa administração, e o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido em nossas instituições de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, (séries iniciais). Parabenizo nossas professoras, diretoras e coordenadoras pedagógicas, pois fazem parte de uma equipe bem capacitada e dedicada com a nobre arte de ensinar e Parabéns também às famílias que acompanham e se dedicam no desenvolvimento de seus filhos”, disse o prefeito Baraldi.
O Ideb
Divulgado a cada 2 anos, o Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em 2021, foram estabelecidas as metas para o país. Quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos aprovados, maior será o Ideb.