Região

INOVAÇÃO

Douradina terá gestão participativa com foco na educação, saúde e agricultura

26/11/2020 12H04

Oberdam e Nakamura em visita ao jornal Umuarama Ilustrado

Um é sargento da reserva da Polícia Ambiental e escrivão da Polícia Civil. O outro é comerciante, zootecnista, médico veterinário com mestrado, tudo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde também foi professor e agora está na metade do doutorado. O que eles têm em comum? Muitas coisas e entre elas o amor por Douradina e a vontade de melhorar a qualidade de vida dos 8.869 moradores do Município.

União

Para isso, uniram forças e com uma vitória apertada – com apenas 23 votos de diferença – a dobradinha Oberdam José de Oliveira (PSL), de 53 anos e Aguinaldo Yoshio Nakamura, 50 anos, ganharam o voto de confiança da comunidade para cumprir as promessas e administrar Douradina, a 60 km de Umuarama, pelos próximos quatro anos, a partir de primeiro de janeiro de 2021.

As bandeiras levantadas durante a campanha e que constam no plano de governo não muitas, mas a prioridade será o tripé agricultura, educação e saúde. E para isso, já arregaçaram as mangas e estão checando de perto todas as dificuldades e realidades da máquina pública que vão comandar a partir do próximo ano.

Saúde

Uma das maiores preocupações é garantir que a reforma do Pronto Atendimento Municipal (PAM) chegue ao fim logo e com uma infraestrutura para prestar um atendimento de qualidade para quem precisa.

Segundo Nakamura com a estruturação, situações de emergência e mesmo de menor complexidade poderão ser atendidas na localidade. Atualmente os pacientes são encaminhados diretamente para tratamento através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa).

As pessoas procuram um posto de saúde, um médico quando estão com dor, passando mal. Nesse momento o paciente tem que ser tratado com carinho e respeito por todos e receber um atendimento de qualidade. Vamos trabalhar para isso”, enfatizou o prefeito eleito Oberdam Oliveira.

Gestão

Para auxiliar a futura gestão, a dupla está escolhendo a dedo profissionais técnicos e capacitados para estar a frente das pastas municipais. “Nosso secretariado será técnico e com capacidade de gestão de recursos humanos”, salientou Oberdam.

Outro recurso que será explorado é a gestão participativa, através do projeto “Um dia com o Prefeito”, que deverá promover mensalmente encontros com setores da comunidade e um dia da semana para atender a comunidade.

Educação

Os projetos são muitos e passam pela criação de uma política de valorização dos profissionais da Educação, com formação continuada para os docentes,além da revisão do plano de carreira dos funcionários públicos em geral, especialmente dos professores.

Ainda está previsto a reforma e ampliação das instalações da rede elétrica e aumento da capacidade da energia (watz) das escolas municipais, além de planejamento estratégico para ampliação do espaço escolar através de construção de mais salas de aula na Escola Municipal de Drummond de Andrade.

Oberdam e Nakamura ainda querem ampliar o número de vagas para a educação infantil no CEMEI Campodoro. Para isso, está prevista a ampliação de números de sala de aulas e reformas das salas já existentes, mais um berçário, mais uma sala de maternal, no CEMEI Campodoro e em Vila Formosa para iniciar os ajustes necessários para aumentar a oferta de vagas na educação infantil.

Priorizar a variedade e a qualidade da merenda escolar. Trabalhar a questão da erradicação do analfabetismo por meio da Educação de Jovens e Adultos; Continuar garantindo investimentos em materiais, bens duráveis pedagógicos.

Agricultura

Com conhecimento de causa de uma vida toda ligada o campo, o vice-prefeito Aguinaldo Nakamura, “nascido e criado em Vila Formosa”, se entusiasma quando ele e Oberdam falam sobre os projetos para a agricultura.

A agricultura ocupa o segundo lugar em geração de receita para o Município atualmente e queremos melhorar isso”, salientou o prefeito eleito Oberdam.

Para isso querem a implantação do Serviço de Inspeção Municipal -SIM, que vai permitir ao pequeno produtor agregar valor a sua produção e conseguir participar d o programa venda direta e comercializar os produtos em feiras e no comércio local com mais facilidade.

Incentivar a piscicultura e a avicultura é outra proposta dos novos administradores para gerar e agregar renda ao homem do campo.

Nesse contexto os agricultores terão apoio para a construção de tanques para a criação de peixes. O intuito é fornecer peixe e aves para abatedouros da região noroeste e oeste.

Meio ambiente

Oberdam passou a maior parte dos seus 26 anos como policial militar junto a Força Verde, onde sempre primou pelo cuidado e preservação do meio ambiente. Agora, a frente da administração de Douradina, não será diferente.

Entre os projetos está a reativação do viveiro municipal com produção de mudas de eucalipto, das mais variadas espécies, visando a autonomia do produtor rural na produção de madeira para reconstrução de cercamento da propriedade.

Fazer e Implantar o plano de substituição da arborização da cidade e com isso estruturar espaços para o lazer da comunidade. A ideia é promover orientação técnica e auxiliar o produtor rural a intercalar sua área de pastagem com plantio de eucalipto nas curvas de nível e nos terraceamentos em áreas com declive acentuado.

Criar o Programa “Arvore da Família”, onde cada membro aniversariante da família, será facultado o plantio de uma muda de árvore nativa em local específico. A ideia é despertar uma consciência ambiental visando a qualidade de vida da presente e das futuras gerações. Para isso, também está previsto cuidados especiais com o solo, principalmente as margens dos cursos d’água. Além de trabalhos de recuperação de micro bacias e áreas degradas.

Indústria

Construção de barracões em terreno próprio, já adquiridos para a expansão industrial, favorecendo as pequenas e médias empresas geradoras de emprego e renda; Desenvolver projetos para empenho de menor aprendiz para atividade industrial primária;

Segurança

Entre as ações previstas para melhorar a segurança pública do Município está o estabelecimento de um prédio próprio para o Conselho Tutelar. Ampliar o número de câmeras de segurança em pontos estratégicos da zona urbana.

Ampliar e melhorar iluminação pública. Firmar parcerias e trabalhos integrados com os CONSEG (Conselho de Segurança do município) envolvendo o Conselho Tutelar e Policia Militar para uma Ação Integrada; Criação do programa vizinhos vigilantes, promovendo uma ação comunitária e responsável pela segurança patrimonial pública e privada.

Viação e Obras

Novo pátio com cobertura, abrigo especifico para máquinas pesadas, tratores e implementos agrícolas, com o objeto de efetivar a transferência do pátio de máquinas do centro da cidade para um dos terrenos adquirido no parque industrial.

Assistência Social

A proposta de Oberdam é viabilizar projetos na área da assistência social, valorizando a melhor idade através de parcerias/convênios, estimulando a qualidade de vida.

Intensificar programas sociais através de parcerias com governos Federais e Estaduais, para aquisição e construção de novas casas populares, propondo em tese suprir o deficit habitacional.

Também quer fortalecer o CREAS/CRAS para combater maus tratos a mulheres, crianças, adolescentes, idosos das famílias mais carentes, além de outras ações.