Região

MEIO AMBIENTE

Douradina cria duas unidades de conservação e receberá ICMs Ecológico

21/11/2022 15H40

Jornal Ilustrado - Douradina cria duas unidades de conservação e receberá ICMs Ecológico
Prefeito Oberdam e o vice Nakamura em visita às reservas destacam a importância de ambas para as futuras gerações

Douradina – Duas áreas de matas nativas preservadas totalizando 678 hectares, no município de Douradina, foram transformadas em Estação Ecológica e Reserva Biológica formando unidades de conservação municipais de proteção integral. O prefeito Oberdam José de Oliveira e o vice Aguinaldo Nakamura visitaram a reserva nesta semana e destacaram a importância da preservação ambiental para a atual e as próximas gerações.
A criação da Estação Ecológica Municipal Oswaldo Formighieri e Leony Therezinha Pacheco Formighieri ocorreu pela aprovação da Lei Municipal 2.304 de abril passado na Câmara Municipal. Ela tem uma área de 322,30 hectares.
Já a Reserva Biológica Municipal Dr. Moacyr Loures Pacheco e Erydan Bastos Pacheco foi criada através da Lei Municipal 2.303 também de abril passado com aprovação dos vereadores.
As duas propriedades localizadas na Fazenda Rica Flora ficam a 13 quilômetros do centro de Douradina e foram transformadas em unidades de conservação porque os proprietários concordaram em negociá-las com o Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), o antigo IAP, a fim de mantê-las preservadas em sua totalidade.
Com toda a documentação em dia e a criação das reservas definida, o município de Douradina terá incremento na arrecadação financeira, a partir de janeiro de 2023, com o ICMS Ecológico. O prefeito Oberdam foi informado que o município deverá receber entre R$ 250 a R$ 280 mil por mês com a preservação. O dinheiro será destinado exclusivamente para investimentos nas áreas de Saúde e Educação.
Oberdam e Nakamura reafirmaram, em visita ao local, a prioridade da gestão em investir também no meio ambiente. “É nosso compromisso deixar um legado para as futuras gerações”, dizem.E a administração municipal já está planejando onde investir o dinheiro que será arrecadado com o ICMs Ecológico.
A gestão Oberdam e Nakamura informou ainda que a meta é cuidar das duas matas, agora transformadas em reservas, com o mesmo carinho e determinação das famílias Pacheco e Formighieri. E aplicar a lei de crimes ambientais em qualquer caso de infração.
Educação ambiental
As duas primeiras reservas ecológicas de Douradina vão permitir a ampliação da educação ambiental. Professores, pesquisadores e estudantes poderão aproveitar as reservas em seus estudos, já que nas estações ecológicas e reservas biológicas são permitidas a elaboração de pesquisas e educação ambiental junto às comunidades, desde que não interfira na vida da fauna e da flora.
E o que não falta nas duas matas são espécies raras de plantas e árvores, animais pequenos e grandes e uma infinidade de pássaros. Muitos dos bichos atraídos pela proximidade com o rio Ivaí.

Agradecimentos

O prefeito Oberdam e o vice Nakamura fazem questão de agradecer a sensibilidade das famílias proprietárias das matas e do Governo Estadual pela negociação amigável visando a criação das reservas. E também aos vereadores que entenderam a importância das reservas para o município e aprovaram as duas leis em abril deste ano de 2022. “Agora é manter a união para continuar com a preservação. A gente marcou um gol de placa com essa conquista, mas ainda tem muito a fazer”, disse o prefeito.