Umuarama

VOLUNTARIADO

Distrito Norte do Paraná do Lions Clube passa a ter novo governador

11/05/2024 12H06

Jornal Ilustrado - Distrito Norte do Paraná do Lions Clube passa a ter novo governador
O presidente do Lions Clube de Umuarama, Fábio Neves (esquerda) e o governador do DL-6, Mauro Sérgio Ribeiro, em visita ao diretor do Ilustrado, Ilídio Coelho Sobrinho

Umuarama – O Distrito LD-6 do Lions Clube, que abrange as regiões norte e noroeste, tem um novo governador. A chancela no longo processo eleitoral foi dada no último dia 27 de abril e no próximo dia 25 de junho, Mauro Sérgio Ribeiro da Silva assume o cargo em Melbourne, na Austrália. O mandato é de um ano e vai de 1º de julho de 2024 a 30 de junho de 2025.

Morador de Umuarama há 24 anos, Mauro Sérgio Ribeiro esteve esta semana em visita ao Ilustrado acompanhado do presidente do Lions Clube de Umuarama, Fávio Neves. Eles foram recepcionados pelo diretor do Ilustrado, o jornalista Ilídio Coelho Sobrinho.

Mauro Sérgio contou que além de trabalhar as causas globais instituídas pelo Lions Internacional, vai levantar a bandeira da doença de Parkinson. “Promoverei a conscientização sobre a doença de Parkinson em todas as comunidades que visitar. Sou portador da doença há 8 anos e sinto que as pessoas sabem muito pouco sobre”, afirmou.

Seu objetivo é buscar parcerias a fim de desenvolver projetos envolvendo atividades indicadas para quem é portador, além de buscar facilitar o acesso de portadores aos tratamentos alternativos como a fisioterapia, a fonoaudiologia, a psicologia, ao pilates e a hidroginástica.

Como governador do Distrito LD-6, Mauro Sérgio tem a responsabilidade de atuar e orientar o trabalho voluntário de todos os Lions Clube localizados entre Santo Antônio da Platina, no Norte do Estado até Guaíra. “Sou associado do Lions Clube Internacional há 24 anos e o trabalho voluntário é, para mim, um alimento para a alma. Costumo dizer que o trabalho voluntário não me cansa, ele me cura”.

Doença de Parkinson

doença de Parkinson é uma condição que afeta o sistema nervoso central (região do cérebro encarregada de receber e processar informações), principalmente o sistema motor, responsável por controlar os movimentos do corpo.

O Parkinson é uma doença degenerativa, crônica e progressiva. Ou seja: uma condição em que os órgãos ou tecidos do corpo se degradam lentamente, o que pode levar a uma perda da função, em geral motora.

O tratamento da doença de Parkinson tem como objetivo controlar os sintomas, melhorar a qualidade de vida do paciente e impedir o avanço da doença. A abordagem terapêutica é individualizada e pode incluir uma combinação de medicamentos, terapias físicas, ocupacionais e outras intervenções. (https://www.einstein.br/doencas-sintomas/parkinson)

Lions Clube de Umuarama

O Lions Clube Umuarama se propõe a perseguir seus objetivos alicerçado no seu Código de Ética para atingir o Ideal Leonístico. Este Ideal Leonístico se ampara no companheirismo e nas campanhas comunitárias, que podem ser de superfície e de profundidade.

Um deles é o Banco Ortopédico, que atende a comunidade de Umuarama diariamente com equipamentos ortopédicos.

Segundo o presidente do Lions Clube de Umuarama, Fábio Neves, a entidade também está engajada no auxílio aos desabrigados no Rio Grande do Sul. “Além de nossa grande campanha de ajuda entre nossa Fundação LCIF e todos os Lions Clubes do Distrito DMLD, para arrecadar mantimentos, água, produtos de higiene/limpeza, cobertores e cama para o Rio Grande do Sul, já conseguimos levantar mais de R$ 700 mil para a causa. Por isso nosso lema é ‘Nós Servimos’”, concluiu.

Lions Clubs Internacional

Lions Clubs International é uma organização internacional de clubes de serviço cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas em uma escala internacional, atender a causas humanitárias, e promover trabalhos voltados a comunidades locais.[1][2] Em 2018, contava com mais de 47 mil clubes locais em 210 países e 1,5 milhões de membros.[3][4][5]

A organização foi fundada nos Estados Unidos em 10 de outubro de 1917 por Melvin Jones e se tornou internacional em 1920, quando foi fundado um Lions Club no Canadá.[2] Dentre as ações realizadas pelo grupo estão a construção de hospitais, equipamentos escolares, a criação de workshops para jovens com deficiência física, prestação de ajuda em enchentes, entre outros. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lions_Clubs_International)