Nacional

Oportunidade

Dicas para criação de um currículo para estágio

25/05/2022 11H44

educa-jovens-adultos-umuarama

Conseguir um estágio é o primeiro passo para começar a carreira que você deseja. Para mostrar a um empregador que tem potencial para ter sucesso, sem ter nenhuma experiência, precisa criar um currículo impactante.

Apesar da falta de experiência ser algo típico de alguém que está procurando um estágio, existem maneiras de compensar isso e de, mesmo assim, criar um currículo atrativo e que lhe garanta mais possibilidades de conseguir uma entrevista. Confira as dicas que lhe passamos em seguida para saber como fazê-lo.

Dê relevância à sua educação

Habitualmente, a seção de experiência laboral aparece antes da seção de educação em um currículo. Porém, quando a educação é o principal ativo em seu currículo, deverá colocá-la em primeiro lugar e apenas depois qualquer experiência laboral que tenha. Isso assegurará que essa é a seção com maior destaque.

Se quiser tornar sua seção de educação mais atrativa, não se limite a mencionar os cursos que tirou, mas refira todas as suas conquistas ou os projetos importantes em que participou. Isso mostrará que teve sucesso em seu percurso educativo, o que levará o empregador a pensar que também poderá tê-lo em sua vida profissional.

Insira um conjunto relevante de habilidades

As habilidades não podem faltar em um currículo para estágio. Você tem capacidade de liderança e esteve à frente de uma associação de estudantes? Tem habilidades de design, informática ou é ótimo em matemática? Então não se esqueça de referir isso e dê exemplos de onde aplicou e/ou desenvolveu essas habilidades.

Outro aspecto importante é adaptar seu currículo a cada vaga específica a que se candidatar. Procure por palavras-chave na descrição da vaga e use-as para personalizar o currículo e ter mais chances de ser chamado para uma entrevista.

Trabalho voluntário e de outros tipos

Se não tiver qualquer tipo de experiência profissional, deve adicionar qualquer experiência de trabalho voluntário à seção de experiência laboral. Também pode adicionar trabalhos pontuais ou um trabalho nas férias. Inclua essas experiências ainda que não estejam relacionadas com a área profissional a que se está candidatando. Isso mostrará que você tem iniciativa e vontade de trabalhar, características importantes para qualquer profissional.

Conteúdo, design e formatação de profissional

Não há melhor maneira de mostrar o quanto se quer ser um bom profissional do que criar um documento com um aspecto apurado. Lembre-se que um currículo descuidado transmitirá essa mesma ideia ao empregador e você deve evitar isso.

O conteúdo deve ser original e não ter erros ortográficos ou gramaticais. Certifique-se de usar o verificador de ortografia e gramática do Word, ou de outro programa, para se assegurar que o conteúdo não tem erros. Também pode pedir a alguém com experiência em escrita de conteúdos para ler seu currículo e apontar quaisquer problemas.

O design e a formatação também deverão ter um aspecto impecável. A maioria das pessoas não cria um modelo de currículo do zero, salvo as que têm ótimas habilidades de design. Portanto, quer você crie seu currículo através de um gerador de currículos online ou em seu próprio computador, certifique-se de que escolhe um tamanho de letra adequado, que utiliza uma paleta de cores consistente por todo o documento, que as seções estão devidamente diferenciadas, entre outros aspectos. Seu documento deve parecer impecável!