Wilian Marques

18/11/2018

Dias de Resultados

17/11/2018 13H17

 

Wilian Marques,

Já percebeu que a maioria das pessoas costuma separar os dias da semana em dias de trabalho e dias de descanso. Segunda a sexta-feira são dias de trabalho e sábado, domingo e feriados dias de descanso. Não que seja errado pensar assim, mas poderíamos ter uma nova forma de pensar sobre nossos dias que poderia nos auxiliar a sermos mais produtivos. Minha proposta é deixarmos de pensar em dias de trabalho e descanso e passássemos a pensar em nossos dias unicamente como dias de Resultados. Pode parecer uma coisa desnecessária e boba, mas pensar dessa forma pode fazer uma grande diferença.
Quando sua mãe e pai diziam que determinada coisa não era para ser feita e você fazia, qual era o sentimento? Podia até ser divertido, mas aquela pontinha de sentimento de que estava fazendo algo errado ficava em sua mente. Da mesma forma quando dizemos ao nosso cérebro que determinado dia é para descanso ou trabalho estamos limitando nossas possibilidades. Se determinado dia é para descanso é obvio que trabalhar nesse dia parece errado. Da mesma forma se determinado dia é para trabalhar, descansar nesse dia não me parece o mais certo. Já pensou em recusar um almoço de domingo em família por ter que estudar ou trabalhar em determinado projeto de sua empresa? O que disseram para você? Deixe-me adivinhar: “credo, mas domingo não é dia de ficar trabalhando. Você esta bitolado de mais”. “Nossa assim você vai infartar, domingo é dia para descansar não para ficar trabalhando”. E ao contrário, quando você ganha uma folga no meio da semana e decidi dormir até tarde, sair para passear, ou gastar seu tempo com aquela série do Netflix que você tanto gosta. O que diriam? “Você não tem vergonha na cara não, em plana segunda-feira dormindo até tarde”. “Que vidão heim… você deve estar milionário em plena segunda assistindo série do Netflix”. O grande problema é que esses mesmos pensamentos povoam nossa mente também. Você foi programado a pensar assim.
Quando eu mudo o meu padrão de linguagem eu mudo meu foco e mudo meu estado emocional. Ao pensar que todos os dias são dias de buscar resultados as coisas ficam bem mais fáceis. Quando você planeja seu dia – e se não faz isso sugiro que comece a fazer – você pensa em quais resultados você quer obter. Se o resultado que você quer obter no seu dia é descansar e se divertir, ótimo, programe suas ações para obter isso e tenha um dia de descanso e lazer. Se o resultado que quer é acabar determinado projeto, estudar para uma prova ou planejar seu negócio, então planeje seu dia para essas ações e independente do dia, obtenha os resultados desejados.
Pensar assim, não fará com que seus amigos e parentes parem de criticar suas atitudes, mas fará com que você não se critique. Você deixará de se sentir mal ao trabalhar nos finais de semana, simplesmente por não pensar mais que esta trabalhando em dias que deveria estar descansando. Comece a pensar em dias de resultados e independente do dia da semana busque o resultado desejado. Trabalhar, descansar, ficar com a família, organizar seu escritório, são resultados que você pode desejar obter de seu dia e, independente do dia, você pode fazer o que precisa ser feito sem peso na consciência. Não estou dizendo que não deva ter dias de trabalho e descanso, só estou dizendo que trabalho e descanso são resultados que pode obter do seu dia e isso independe de qual. Faça o teste. A partir de hoje segunda-feira não é mais dia de trabalhar e sim dia de obter resultados. Sábado e domingo não são mais dias de descanso, são dias de obter resultados independente de quais resultados sejam. Não limite as suas possibilidades por causa de um padrão de pensamento. Se permita fazer o que quiser, quando puder no dia que der.

Wilian Marques, Life Coach,
Programador Neurolinguístico,
Palestrante, hipnólogo e
Oficial do Corpo de Bombeiros