Umuarama

UMUARAMA

Dia Nacional de Combate à Dengue terá grande mobilização na praça Arthur Thomas

08/11/2023 17H15

Jornal Ilustrado - Dia Nacional de Combate à Dengue terá grande mobilização na praça Arthur Thomas

Uma grande mobilização está sendo organizada em Umuarama para marcar o Dia Nacional de Combate à Dengue, no próximo dia 18. O serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde articula uma série de ações ao lado de vários parceiros buscando a adesão da população para intensificar o combate ao mosquito transmissor da doença.

O centro das atividades, que acontecerão das 8h às 12h, será a Praça Arthur Thomas. Estarão envolvidos agentes de combate a endemias, equipes de controle de animais e insetos peçonhentos, dos projetos Crotalárias e Orquídeas e da Educação em Saúde. Está prevista uma exposição dos trabalhos realizados em cada um desses setores e as crianças que passarem pela praça poderão se divertir em camas elásticas e saborear pipoca de graça.

“Teremos a presença do secretário municipal da Saúde, Edson dos Santos Souza, do diretor de Saúde, Franzimar de Morais, e das coordenações das vigilâncias”, informou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Ferreira. A intenção é reforçar junto à população a importância do combate ao mosquito da dengue nas casas, estabelecimentos comerciais e demais logradouros para evitar uma escalada da doença.

Umuarama tem 18 casos confirmados, entre 30 de julho e a última semana. Na região já são 156 casos e em todo o Estado, conforme boletim emitido na última terça-feira, 8, já são 2.398 casos positivos. Nesta semana foi anunciada também a primeira morte decorrente de complicações da doença no Paraná, neste período. A vítima foi um homem de 69 anos residente em Marilena, na região Noroeste, de abrangência da 14ª Regional de Saúde (Paranavaí).

A intenção da atividade é evitar que a dengue se alastre pelo município. “Queremos assegurar que Umuarama não enfrente novamente uma epidemia da doença, como há poucos anos. Mas para isso é importante que todos façam sua parte, principalmente a população, cuidando da limpeza do quintal e eliminando recipientes que possam acumular água, inviabilizando os criadouros do mosquito”, orientou o secretário Edson Souza.

O “Dia D”, como é denominada a ação, tem parceria com o Tiro de Guerra 05.012 e a participação de alunos do curso de Técnico de Enfermagem do Colégio Estadual Professora Ilda T. Kamal, professoras da instituição e voluntários do Comitê Municipal de Combate à Dengue.

“A equipe vai descer a avenida Paraná com os alunos e os atiradores, conscientizando a população no comércio e distribuindo panfletos com dicas e orientações para o combate ao mosquito da dengue. Os atiradores também farão uma mobilização nos semáforos da região central”, acrescentou Renata Ferreira.