UMUARAMA
O Dia Nacional de Combate à Dengue foi instituído no Brasil no dia 19 de novembro de 2010, tendo como objetivo unir forças entre o Poder Público e a população na realização de ações destinadas a combater o mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti). E para comemorar a data, a Vigilância Ambiental realiza a campanha ‘Dia D Contra a Dengue – Umuarama Contra a Dengue’, com ações na sexta-feira (22) no Lago Aratimbó e no sábado (23) no Bosque dos Xetá.
As atividades, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, contam com a participação de mais de 50 profissionais de saúde em parceria com estudantes do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal, agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e representantes da Regional de Saúde e do Comitê da Dengue. “Preparamos uma série de ações de interação com a comunidade, que incluem distribuição de materiais informativos e mostra de larvas do vetor que transmite a doença (para que a população tenha conhecimento para poder identificar e ficar mais atenta)”, relata o secretário de Saúde Edson dos Santos Souza.
Taila Biaca Crivelaro, coordenadora da Vigilância Ambiental, informa que a campanha também apresentou uma exposição de animais peçonhentos e distribuição de sementes de crotalária (planta que quando se desenvolve produz uma flor que atrai a libélula, um inseto natural predador do Aedes aegypti). “Campanhas educativas sempre atraem a atenção da população – e isso é fundamental, pois a luta contra a dengue é e deve ser diária, com a dedicação de toda a sociedade”, observa.
Além das ações educativas e informativas, os organizadores da campanha do Dia D Contra a Dengue também prepararam atividades para as crianças, com brincadeiras, jogos e distribuição de pipoca e algodão-doce. “Nunca é demais alertar: a dengue mata! Não é uma brincadeira e só conseguimos deter a proliferação do mosquito com a participação de todos. Em apenas dez minutos é possível fazer uma inspeção geral no quintal e dentro das residências. Mude sua atitude e vamos todos contra a dengue”, comenta a coordenadora.