Umuarama

UMUARAMA

Dia Mundial da Luta Contra a Aids ganha evento coordenado pelo Ambulatório de Infectologia

01/12/2023 17H39

Jornal Ilustrado - Dia Mundial da Luta Contra a Aids ganha evento coordenado pelo Ambulatório de Infectologia

Em 11 meses, 28 pessoas foram diagnosticadas com HIV em Umuarama, todos jovens com idade entre 18 e 26 anos

O Dia Mundial da Luta Contra a Aids mais uma vez ganhou atenção especial em Umuarama, com a realização do Projeto Prevenção e Sexualidade nas Escolas, um trabalho supervisionado pelo Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde com apoio da comunidade escolar do Colégio Estadual Professora Hilda Trautwein Kamal.

A cerimônia de encerramento do projeto foi realizada na manhã desta sexta-feira (1°) no pátio da instituição de ensino e contou com mostra dos trabalhos produzidos por alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e 1° e 2° do Ensino Médio, com supervisão da psicóloga Lucinéia Ceolin, que atua no Ambulatório de Infectologia.

Ela relatou que o projeto trabalhou com informações sobre infecções sexualmente transmissíveis – HIV-Aids, hepatites virais, adolescência, métodos contraceptivos, saúde mental, hanseníase, tuberculose, Prep (profilaxia pré-exposição) e Pep (profilaxia pós-exposição ao HIV).

O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, relatou que do dia 1° de janeiro até 30 de novembro (11 meses), 28 pessoas foram diagnosticadas com HIV em Umuarama. “São jovens de 18 a 26 anos, de todas as classes sociais. A Prefeitura, por meio do Ambulatório de Infectologia, oferece todo apoio necessário aos cidadãos com alguma infecção sexualmente transmissível ou não”, explicou.

Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia, detalhou que o projeto incluiu exposições, trabalhos, debates, encontros, palestras, bate-papos, testagem rápida, abordagens, panfletagens. “O objetivo é levar informação a um número maior de pessoas para que vidas possam ser salvas”, pontuou.

PARCERIAS

Também prestigiaram o evento o diretor da Secretaria Municipal de Saúde, Franzimar Siqueira de Morais, a diretora de Vigilância em Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro, a assessora especial do Núcleo Regional de Educação, Késia Meneguel, os secretários municipais de Assistência Social, Amós Westphal, de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Toninho Comparsi, de Gabinete e Gestão Integrada, Cleber Bomfim, o diretor do Centro Pop, Roger Brambilla Giopatto e representantes da Apromo.