Paraná

neste sábado

Dia mundial da limpeza de rios terá abraço ao Lago Aratimbó

16/09/2022 10H27

Jornal Ilustrado - Dia mundial da limpeza de rios terá abraço ao Lago Aratimbó

Umuarama participará do Dia Mundial de Limpeza de Rios, Praias e Lagos, uma campanha foi criada pela Rede Nacional de Educadores Ambientais durante a Conferência Internacional ECO-92. A data oficial é 21 de setembro, mas na Capital da Amizade a ação será realizada neste sábado, 17, com um abraço no Lago Aratimbó envolvendo a Prefeitura, por meio do Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, o Sesc/Umuarama, o Tiro de Guerra 05.012 e uma série de entidades parceiras.

A concentração para abertura será às 8h30, já no entorno do lago, com apresentações culturais sobre importância da limpeza de rios, praias e outros recursos hídricos fundamentais para a qualidade de vida e a própria sobrevivência da população. Em seguida os participantes se mobilizarão em um grande abraço ao Lago Aratimbó, do qual toda a comunidade pode fazer parte. “Convidamos os moradores próximos e suas famílias para participarem deste abraço humano ao lago, um momento importante para o nosso município”, reforçou Renata Luzia Ferreira, coordenadora da Vigilância Ambiental.

Na sequência, grupos de voluntários e equipes de trabalho do município se deslocarão às margens de alguns cursos d’água da cidade para a retirada de resíduos e conscientização sobre a importância da preservação aos moradores. Além do lago, serão visitados o Bosque dos Xetá, o Jardim Panorama, o Parque Laranjeiras, o Jardim Petrópolis e Parque Dom Pedro.

São parceiros da iniciativa, ainda, o Senac, a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), o Núcleo Regional de Educação, Rotary Club de Umuarama, Corpo de Bombeiro, Polícia Ambiental, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto Água e Terra (IAT) e o Sindilojistas, além da Fecomércio. O objetivo é sensibilizar a população para a proteção dos recursos hídricos através do engajamento da comunidade no cuidado com o meio ambiente.

“A ideia é ser o exemplo do cuidado necessário com a água dos rios e lagos e com a vida no planeta”, completou Renata Ferreira. Para isso, os voluntários também vão conversam com os frequentadores sobre a importância do cuidado com o lixo gerado, a destinação correta e a reciclagem. A ação reforça a campanha do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), maior ação cívica do planeta para a proteção ao meio ambiente.