Umuarama

Mercado

Comércio abrirá em horário especial para as vendas do Dia das Mães

07/05/2019 15H04

O comércio de Umuarama abre nesta sexta-feira e sábado em horário especial para o Dia das Mães. A expectativa, segundo a sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), é para um aumento 9% nas vendas em relação ao ano passado. O percentual de consumidores que pretendem comprar um presente é de 79,6% nesse ano, ante 73,8% em 2018.

Segundo a gerente Ana Paula Gomes, na loja em que trabalha desde o último sábado os atendimentos foram até às 17 horas, porém ela acredita que o fluxo de vendas seja comece partir de sexta-feira. “Como de costume as pessoas acabam deixando para os últimos dias. Por isso, para o próximo sábado estamos nos organizando para um movimento bem concentrado”, ressaltou.

Ana Paula explicou que como o frio atrasou este ano e as lojas já estão cheias das coleções de inverno, fica difícil realizar um comparativo com o ano passado, quando neste período as temperaturas já estavam baixas. “Se for comparar em relação ao movimento, posso afirmar que está igual ao ano passado e vai aumentar até o fim da semana”, disse.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Orlando Luiz Santos, conversou com associados para verificar os ânimos em relação as vendas do Dia das Mães, considerada a melhor data do primeiro semestre e segunda melhor do ano para o varejo. “Espera-se, em médica, um aumento de pelo menos 10% em relação ao ano anterior”, ressaltou o presidente.

Santos comenta que não houve uma pesquisa específica com os consumidores de Umuarama, porém o SPC Brasil fez no Paraná, cujos resultados podem representar o cenário local. “De acordo com o levantamento do SPC Brasil, 78% dos entrevistados afirmaram que vão comprar pelo menos um presente para a mãe. Inclusive, 72% disseram que vão comprar também para esposas, sogras, irmãs, mães dos seus filhos e avós, o que é muito bom para o comércio como um todo”, afirma.

Tipo de presente

Ainda segundo a pesquisa, a principal aposta dos filhos para agradar às mães será em roupas, bolsas ou calçados, com 44,7% das intenções de compra. Perfumes e cosméticos corresponderão a 17,9% dos presentes, além de joias, bijuterias ou acessórios, com 9,7%. Outros 4,7% preferem dar valores em dinheiro, para que a própria mãe compre algo de seu agrado.

Também foram mencionados outros tipos de presentes, tais como eletrodomésticos ou objetos de decoração (4,7%), livros (2,3%), viagens (1,6%) e tablets ou celulares (1,6%). Os que estão indecisos somam 10,5%. Outros presentes, tais como flores, jantares, almoços e chocolates foram mencionados por 2,3% dos consumidores.

Motivadores de compra

O preço baixo é o principal motivador de compra, apontado por 46,1% dos consumidores. Em seguida a qualidade no atendimento do vendedor, com 15,6%. Para 15,3%, a qualidade do produto é de grande importância para que a venda seja concluída. A possibilidade do desconto à vista também pode mudar a decisão do cliente, ao menos para 15,3%. Ser um estabelecimento flexível no quesito pagamento é importante para 4,9% e a exclusividade do produto, para 1%. Outros motivos não especificados correspondem a 1,8%.

HORÁRIO ESPECIAL

Este ano as lojas do comércio em Umuarama vão abrir em horário especial para o Dia das Mães, conforme detalha o presidente da Aciu. “Na sexta-feira, dia 10 de maio, as lojas vão ficar abertas até às 20h e no sábado, dia 11 de maio, até às 17h, tudo para oferecer mais oportunidades aos consumidores de Umuarama e região”, comenta Santos, recomendamos aos empresários que não façam vendas a prazo sem consultar o banco de dados do SPC Brasil.