DESPEDIDA
Centenas de torcedores do Umuarama Futsal passaram pelo ginásio Amário Vieira na tarde desta sexta-feira (9) para prestar a última homenagem ao coordenador técnico das bases da Afsu, Paulo Vitor Gonzales Debia, o Vitinho, de 30 anos. A cerimônia começou às 15h30 e terminou às 18h30, com o sepultamento no cemitério municipal, que fica ao lado.
No ginásio, a casa do Afsu, o sentimento era de tristeza pela perda prematura e trágica do treinador e também do motorista Osvaldo da Silva, de 70 anos.
“O Vitinho me ensinou a nunca parar de sonhar e correr atrás desse sonho. Ele me ajudou a realizar o meu sonho de atuar em um time profissional. Ele era muito humilde, gente boa, e mesmo com a pouca idade um pai para a gente”, afirmou Felipe Fadelli, de 22 anos, da torcida jovem e ex-atleta das bases do Umuarama Futsal.
O corpo do motorista foi levado para o ginásio por volta das 17h30 onde permaneceu por cerca de uma hora, de onde seguiu para Perobal, a cerca de 20 km de Umuarama, para velório durante toda a noite. O sepultamento está previsto para as 9 horas deste sábado (10), no cemitério da cidade.
Jogadores dos times de base do Umuarama Futsal estiveram todo o tempo no ginásio, vestidos com camisetas com a foto do treinador. No momento do fechamento do caixão o grupo puxou palmas e fez coro chamando pelo apelido do coordenador “Vitinho”. Todos os presentes acabaram acompanhando a ação. Atletas que também estavam no ônibus acidentado e chegaram em Umuarama durante a madrugada passaram pelo ginásio e por orientação da direção da Afsu não conversaram com a imprensa.
Durante a tarde uma fila chegou a se formar na porta de entrada do ginásio. Os torcedores respeitando um cordão de isolamento do caixão, puderam passar e sair na sequência.
Os corpos chegaram em carro funerário por volta das 13h30 em Umuarama após percorrerem uma distância de mais de 700 km do litoral até a cidade. Desde o fim da manhã havia uma grande expectativa entre familiares, amigos que já aguardavam no local.
Vitinho e Osvaldo da Silva foram as vítimas fatais de um grave acidente com o ônibus do time do Umuarama Futsal, na BR-376, em Guaratuba na manhã de quinta-feira (8), quando seguiam para Jaraguá do Sul, onde disputariam uma partida com o time da cidade pelas quartas de finais da Copa do Brasil de Futsal.
Parte da delegação do time do Umuarama Futsal chegou na Capital da Amizade na madrugada desta sexta-feira (09), por volta das 4h15. Foram 10 pessoas que já estão em suas casas.