Umuarama

APAE

Desfile faz parte de projeto de inserção de alunos no mercado de trabalho

09/05/2019 09H20

Um desfile com 62 profissionais das mais diferentes áreas de atuação marcou a manhã desta quarta-feira (8) para os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Umuarama. Essa foi a segunda edição do evento que faz parte de um projeto de inserção de alunos no mercado de trabalho promovido pela entidade.

“Esse desfile permite que nossos alunos tenham contato e conheçam as mais diversas profissões, desde um promotor de Justiça até um gari”, ressaltou a professora Maria Franchiscini Valério, responsável pelo projeto.

Atualmente 15 alunos provenientes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) estão em processo de treinamento profissional junto a escola. “E ainda temos mais dois alunos em fase de estágio aqui mesmo na Apae”, salientou a assistente social Elidiamara Simões.

Segundo a professora Maria, a primeira versão do desfile, em 2016, resultou na contratação de 12 alunos da Apae por empresas locais. Desde o início do projeto, 35 pessoas foram alocadas no mercado local. Entre os principais empregadores estão supermercados, hospitais, indústria de alimentos e construção civil. Normalmente atuam como repositores e empacotadores.

“Têm pessoas com visão diferente da nossa realidade. Temos alunos com deficiências severas, mas a grande maioria tem condições de aprender e de participarem do mercado de trabalho”, salientou a professora.

Ela defende que o empresário conheça o trabalho desenvolvido. “E nossos alunos são sempre excelentes funcionários. São pontuais e comprometidos com o trabalho”, ressaltou.

O policial militar Anacleto Araújo foi um dos que participou do desfile. “É a segunda vez que participo. E o bacana é que onde as crianças me encontram me reconhecem. Aqui a gente se sente bem. Eles não têm maldade não”, salientou.