Umuarama

CRIME AMBIENTAL

Descarte irregular de lixo se espalha por terrenos de bairros de Umuarama

22/01/2024 18H51

Jornal Ilustrado - Descarte irregular de lixo se espalha por terrenos de bairros de Umuarama

Umuarama – O descarte irregular de lixo em locais impróprios não é novidade. É um problema antigo, mas que ainda ocorre em Umuarama em diversos bairros e o pior, de forma crônica. O município limpa e o cidadão mau intencionado, volta a sujar. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Carlos Alberto Assis, o Nego D’Água, praticamente todos os bairros afastados do centro tem pontos de descarte irregular, inclusive em áreas de preservação ambiental.

Esta semana, uma moradora do Parque Industrial indignada, denunciou ao Ilustrado e também aos órgãos responsáveis, o uso de um terreno para o descarte irregular de lixo industrial, doméstico, restos de entulhos e de poda de árvores. O imóvel fica aos fundos do córrego Pinhalzinho, na rua das Indústrias e está dentro de área de preservação de mata ciliar do rio.

O acúmulo de lixo atrai insetos, entre eles o mosquito transmissor da dengue. O Ilustrado esteve no local na manhã deste sábado (20) juntamente com Carlos Alberto e identificou no meio uma grande poça de água, resultado das fortes chuvas que atingiram Umuarama nas últimas semanas.

Jornal Ilustrado - Descarte irregular de lixo se espalha por terrenos de bairros de Umuarama

A moradora salientou ainda que a sogra mora em um imóvel próximo e somente esta semana a família encontrou dois escorpiões amarelos, o que nunca havia ocorrido antes. “Ficamos com medo e antes desse lixão isso não ocorria. É muito triste de ver as pessoas tirarem o lixo da frente da casa delas e jogar no quintal alheio”, salientou.

Ela protocolou denúncias na Prefeitura de Umuarama pelo telefone 156, junto Coordenadoria de Vigilância em Saúde e junto a Polícia Ambiental. “Esperamos uma solução e que após limpo, as pessoas tenham o respeito de não voltar a descartar lixo aqui”, afirmou.

Jornal Ilustrado - Descarte irregular de lixo se espalha por terrenos de bairros de Umuarama

DESCARTE IRREGULAR

Segundo o secretário Carlos Alberto, infelizmente é comum encontrar pontos de descartes irregulares em bairros mais afastados de Umuarama. Recentemente ele isolou uma área no Conjunto Arco-Íris e tem pontos crônicos, como aos fundos do bairro Verde Vale, próximo ao Detran. “Fazemos todo o trabalho de remoção, isolamento da área e placas informando ser proibido jogar lixo, mas infelizmente a questão é crônica e não há respeito”, contou.

MULTAS

A Secretaria de Serviços Públicos atua em conjunto com o Setor de Posturas e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A união de forças é também para garantir a notificação e aplicação de penalidades pecuniárias aos infratores. Dependendo da situação, a multa pode ir para o IPTU do imóvel ou para o CPF do infrator.

DESTINAÇÃO

No local na rua das Indústrias, foram identificados restos de material de plotagem, como lonas e tubos de colas de silicone. Segundo o secretário, as empresas do ramo tem que contratar um serviço especializado para dar destinação correta a esses resíduos, que não são recebidos no Aterro Sanitário. Situação similar são entulhos e restos de construções, onde o proprietário da obra deve contratar serviços de caçamba para o descarte correto.

Já galhos de poda podem ser recolhidos ao Aterro Sanitário, onde são triturados. Já móveis e colchões são recolhidos nos arrastões realizados regularmente em bairros da cidade. “Quando recolhemos, levamos ao aterro e damos a destinação correta, que não prejudica o meio ambiente”, explicou.

Com relação ao terreno na rua das Indústrias, Carlos Alberto informou que a partir de segunda-feira equipes da Secretaria de Serviços Públicos começam a fazer a remoção do lixo irregular, na sequência será feito o aterramento do imóvel, deixando mais alto em relação ao asfalto para depois cercar e colocar placas de proibido jogar lixo. “Se colocarmos apenas a placa direto, vão simplesmente jogar por cima. Vamos dificultar um pouco mais esse processo”, finalizou o secretário.