Cotidiano

INVESTIGAÇÃO

Delegado fala sobre assassinato de mecânico dentro de lotérica em Maria Helena 

09/02/2023 12H10

Jornal Ilustrado - Delegado fala sobre assassinato de mecânico dentro de lotérica em Maria Helena 

O delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama, Gabriel Menezes, divulgou um vídeo à imprensa na manhã desta quinta-feira (9) falando sobre as investigações do homicídio registrado na tarde de ontem em Maria Helena, a 20 km de Umuarama. Na ocasião, o mecânico Agnaldo Stevanatto, de 51 anos, foi executado a tiros por volta das 16 horas, no interior de uma lotérica, na avenida Paraná. 

Jornal Ilustrado - Delegado fala sobre assassinato de mecânico dentro de lotérica em Maria Helena 

Segundo informado pelo delegado, a vítima era cunhada do fotógrafo Mauro Yamanoe, de 56 anos, morto a tiros na varanda de sua casa, no bairro São Cristóvão, em Umuarama, no último dia 27 de janeiro. 

Conforme o delegado, ainda é cedo afirmar se ambos os crimes têm ligação. “A experiência policial demonstra em investigações complexas desse tipo, que em muitas situações uma versão, que a princípio aparenta ser muito óbvia, ao longo das investigações, ela se mostra falsa e a Polícia Civil chega a uma conclusão completamente distinta, com a apuração de autores totalmente distintos”, explicou Menezes.  

De acordo com Menezes, todos os elementos possíveis nas duas situações estão sendo analisados e a Polícia Civil deve apresentar a conclusão desses casos nos próximos dias.  

A EXECUÇÃO 

O crime foi flagrado por câmeras de segurança do comércio. Nela é possível ver quando um atirador sai do carro, vai até a porta do comércio e efetua disparos. Na sequência seu comparsa se aproxima correndo, chega e faz mais disparos, porém em determinado momento a arma falha. Ele chuta a vítima antes de sair. Ambos entram em um VW Gol branco, onde uma terceira pessoa os aguarda e fogem. Os dois homens usavam boné, mas não se preocuparam em ocultar os rostos.  

A vítima morreu ainda no local. Cerca de 10 cápsulas de pistola nove milímetros foram encontradas próximas ao corpo, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Umuarama (IML). As investigações ficam agora a cargo da Polícia Civil de Umuarama, que já apura a motivação da morte do cunhado de Agnaldo, o fotógrafo Mauro Yamanoe. 

Agnaldo tem uma oficina mecânica antiga na cidade. Nesta quarta-feira, ele participaria da colação de grau do filho no curso de Direito, em Umuarama. A morte chocou a comunidade. 

Jornal Ilustrado - Delegado fala sobre assassinato de mecânico dentro de lotérica em Maria Helena 

MORTES NA FAMÍLIA 

Agnaldo Stevanatto era irmão da esposa de Mauro Yamanoe, que também foi executado a tiros na noite de 27 de janeiro, quando estava na varanda de sua casa, no bairro São Cristóvão, em Umuarama. 

Jornal Ilustrado - Delegado fala sobre assassinato de mecânico dentro de lotérica em Maria Helena 

No dia do crime, familiares de Mauro informaram para a polícia que a morte teria relação com uma disputa por herança que havia na família da esposa do fotógrafo. O caso ainda segue sob investigação. Até o momento ninguém foi preso.