UMUARAMA
Diante do intenso volume de chuva dos últimos dias, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil alerta a população sobre alguns cuidados importantes que podem ajudar a minimizar riscos e a evitar prejuízos materiais. Desde sexta-feira, 27, até esta terça-feira, 31, o índice acumulado de chuva em Umuarama se aproxima dos 200 mm, situação que exige aumento no nível de atenção.
Com relação a obras, o coordenador da Defesa Civil do município, inspetor Ribeiro, orienta que os construtores não movimentem terras junto a paredes e muros durante esse período prolongado de chuvas. “Temos informação de muros que estão cedendo, pois os construtores retiraram terra demais e colocaram a sustentação em risco”, alertou.
“O correto é esperar o tempo firmar bem, pois o solo vai continuar instável ainda por um bom período, além do que a meteorologia ainda prevê vários dias de chuva”, reforçou o inspetor.
Ribeiro também chama a atenção dos moradores para outras medidas, como limpar e reforçar as calhas e telhados, a fim de evitar que a água entre nas casas; limpar os ralos e caixas de escoamento da água da chuva nos quintais; não fazer escavações nem perfurar fossas; e não jogar lixo e entulhos nas ruas, pois isso acaba obstruindo bueiros e facilitando os alagamentos.
Outro cuidado é não passar com veículos em locais alagados, “pois carros e motos podem ‘afogar’ e serem carregados pelas enxurradas”, avisou. Se uma situação dessas acontecer, o condutor deve sair do veículo e procurar abrigo. “Caso a água continue subindo o veículo vai boiar e ficará sem controle, dificultando a saída e até a abertura das portas”, recomendou Ribeiro.
Caso o motorista seja pego de surpresa deve manter a marcha. “Não troque de marcha, pois numa desacelerada o carro pode afogar. Mantenha a aceleração constante que o escapamento não será inundado. Não corra, mantenha a velocidade baixa e constante”, acrescentou.
Além da água pode haver buracos escondidos, pedras e outros obstáculos. “Só cruze uma área alagada se não houver outro caminho e se for estritamente necessário. Se o carro morrer não tente dar partida. Peça ajuda e empurre o carro para lugar seguro, depois chame um guincho”, completou o diretor da Defesa Civil.
Motoristas devem evitar estacionar embaixo de árvores, pois com o solo encharcado raízes que, porventura, estiverem podres podem favorecer o tombamento com o peso da umidade na planta, além do risco de queda de galhos com a força dos ventos. “É importante observar a árvore antes de estacionar, se há galhos se soltando ou solo rachado na base do tronco. Com a chuva as árvores ficam mais pesadas devido ao acúmulo de umidade nos galhos e folhas, às vezes triplicando o peso normal”, apontou.
As pessoas também não devem ficar embaixo de árvores e da rede elétrica, nem junto a muros e placas, nem deixar crianças brincarem nas enxurradas, pois elas podem ser carregadas de repente por uma ‘cabeça de água’, além do risco de haver buracos e objetos cortantes descendo com a água. Não se deve, também, ir pescar em rios ou riachos neste período, pois é grande o risco de uma ‘cabeça d’água’, que acontece muito rápido.