UMUARAMA
Na manhã deste sábado (27), a Defesa Civil de Umuarama participou do simulado organizado pela Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER), vinculada à Defesa Civil do Estado. O exercício teve como principal objetivo testar o plano de contingência e as comunicações realizadas pela REER, visando identificar possíveis falhas e dificuldades operacionais e de gestão em situações de desastres como deslizamentos, alagamentos, inundações, enxurradas, granizo, vendavais e tempestades. O simulado foi coordenado pelo coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Umuarama, Joelson Simão Barbosa, e o coordenador da REER, Henrique Gueber Berbo.
O simulado permitiu aos radioamadores voluntários da REER utilizar diversas tecnologias para garantir a comunicação durante desastres, simulando cenários em que as redes de comunicação locais estariam afetadas. Isso assegurou que as equipes em diferentes locais pudessem transmitir informações sobre as condições ao posto de comando, responsável pela gestão da crise.
Um dos principais desafios do simulado foi a transmissão dessas informações ao Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em Curitiba, onde o supervisor geral da REER coordenava as atividades.
Atividades desenvolvidas
Durante o simulado, foram realizados diversos desafios locais, aplicando tecnologias de comunicação, como frequências VHF, transmissão de fotos por SSTV, acompanhamento de movimentação em campo via aplicativo APRS e comunicação por echolink.
Especificamente, foi feito o deslocamento da sede do 6° Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) em Umuarama até o município de Xambrê. Todo o percurso foi rastreado via APRS, e uma imagem do local foi enviada por rádio ao posto de comando no 6° SGBI. De lá, a foto foi encaminhada via SSTV ao Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, concluindo com sucesso a simulação.
Contribuições da REER
A Rede Estadual de Emergência de Radioamadores tem sido fundamental em diversas ocorrências e campanhas em apoio à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros. Recentemente, os voluntários auxiliaram o Corpo de Bombeiros nas buscas por um rapaz desaparecido no Rio Ivaí, em Douradina. As equipes de busca enfrentaram dificuldades para manter contato com outras embarcações e o posto de comando em Umuarama. Nessa situação, os radioamadores ajudaram com equipamentos que possibilitaram a comunicação eficiente entre as equipes e o posto de comando.