Paraná

promoção

Decretos reduzem tempo para promoção na carreira de bombeiros e policiais militares

12/03/2024 14H06

Jornal Ilustrado - Decretos reduzem tempo para promoção na carreira de bombeiros e policiais militares
Pavimentação – Programa de Governo – Programa Asfalto Novo, Vida Nova. Governadort Carlos Massa Ratinho Junior, assinou convênio do programa com prefeitos dos municipios de Pérola do Oeste, Porto Amazonas e Esperança Nova, e do secretário das Cidades Eduardo Pimentel Prefeito de Esperança Nova Everton Barbieri Prefeito de Porto AmazonasElias Jocid Gomes da Costa Prefeito de Pérola do Oeste Edson Luiz Bagetti

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (11) os decretos que diminuem o tempo para a promoção nas carreiras do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Os decretos nº 5.135/24 e 5.136/24 reduzem o interstício para a promoção, ou seja, o período em que os praças devem ficar em sua patente até serem promovidos. Para o cargo de 3º sargento, esse intervalo cai de quatro para dois anos, e no de cabo, de cinco para dois anos e meio. 

Com essa mudança, a previsão é que mais profissionais cresçam na carreira das duas corporações. Por isso, os textos estabelecem o número de vagas que poderão ser abertas para o avanço na carreira neste ano. Serão até 1.715 vagas para as graduações de cabo e 3º sargento da PMPR e até 273 vagas para cabo e 3º sargento do Corpo de Bombeiros.

As promoções serão implantadas ao longo do ano – nos dias 21 de abril, 10 de agosto e 19 de dezembro – e demonstram a valorização das forças de segurança do Paraná. “Estamos modernizando os quadros da segurança pública do Paraná, com a contratação de novos agentes e a valorização daqueles que trabalham diariamente para combater os crimes e para melhorar a segurança da nossa população”, disse Ratinho Junior.

No ano passado, o Governo do Estado fez a maior contratação da história da Polícia Militar, com a formatura de 2.485 policiais, que passaram a atuar em todas as regiões do Paraná. Com 419 novos profissionais, o Corpo de Bombeiros também formou, em 2023, sua maior turma em 10 anos.