UMUARAMA

O mês de dezembro costuma ser um dos mais aguardados do ano, tanto pela celebração do Natal quanto pelo impacto positivo no comércio local. Em Umuarama, a expectativa de moradores, visitantes e comerciantes era de ver a cidade decorada e iluminada, criando um ambiente atrativo para passeios em família e para o fortalecimento das vendas. No entanto, a menos de dez dias do Natal, o município ainda não havia conseguido concluir a instalação das decorações natalinas em todos os pontos previstos, situação que gerou insatisfação e uma série de reclamações da população, especialmente de quem depende do movimento comercial típico desta época.
Nesta quinta-feira (18), alguns locais da cidade permaneciam sem iluminação ou com estruturas incompletas, o que provocou frustração entre os moradores. A moradora Maria Aparecida, do Parque Ibirapuera, afirmou que o atraso compromete o clima natalino e desanima quem espera viver o período de forma mais especial. Para comerciantes, o problema vai além da estética.
Gabriel Santos, que atua no ramo de calçados, destacou que o Natal representa o principal período de vendas do ano e que a decoração exerce influência direta no fluxo de consumidores, inclusive de pessoas de outras cidades, que costumam visitar Umuarama justamente para passear e fazer compras.
O prazo inicial para a entrega da iluminação decorativa era 9 de dezembro, mas mesmo após essa data ainda havia equipes trabalhando na montagem de letreiros e outros elementos, como foi observado na Praça Papa Paulo VI, em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, na quarta-feira (17).
A empresa contratada para a execução dos serviços iniciou a instalação no dia 28 de novembro, após a chegada dos primeiros materiais, começando pela Praça Santos Dumont. À época, a previsão divulgada pela Prefeitura era de que, em até dez dias, todos os elementos estariam montados nas principais praças, no entorno do Lago Aratimbó, na Prefeitura e em rotatórias de grande circulação.
O contrato firmado para a iluminação teve valor total de R$ 1.308.000, sendo R$ 300 mil de recursos próprios do município e o restante repassado por meio de convênio com a Secretaria de Estado do Turismo, a fundo perdido.

A programação prevê árvores de Natal iluminadas, diversos elementos voltados para registros fotográficos da população, a Casa do Papai Noel na Praça Hênio Romagnolli, além de ornamentações nas praças Miguel Rossafa, Arthur Thomas e Santos Dumont, na Prefeitura, no entorno do Lago Aratimbó e em rotatórias da Avenida Paraná, nas proximidades da rodoviária nova e do shopping.
Segundo informações da Prefeitura, a previsão é que a iluminação permaneça ligada até o dia 10 de janeiro de 2026. Em razão do atraso na conclusão dos trabalhos, o município informou que já lavrou duas notificações à empresa responsável, a A A Distribuição e Importação de Artigos de Decoração Ltda., a primeira no próprio dia 9 de dezembro, data prevista para a entrega, e a segunda sete dias depois.
A administração municipal também confirmou que deverá abrir processo administrativo para apurar o descumprimento do prazo contratual, enquanto aguarda a definição da data final para a conclusão dos serviços.
A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) afirmou que, neste momento, não é possível mensurar o impacto do atraso nas vendas, uma vez que o ciclo da campanha natalina ainda não foi concluído.

A entidade informou que questionou o município sobre o problema e que, em reunião com diretores e associados, o prefeito explicou que o atraso no repasse dos recursos comprometeu os trâmites administrativos necessários para a implantação da decoração.
A Aciu também esclareceu que sua campanha Natal de Luz é distinta da ação promovida pelo município, envolvendo premiações e estímulo direto ao comércio, enquanto a iluminação de praças e avenidas é responsabilidade do poder público. Os portais utilizados em anos anteriores, pertencentes à Aciu e cedidos ao município, não fizeram parte da campanha natalina deste ano.
Marcelo Paulino de Oliveira, engenheiro da empresa responsável pela execução dos serviços, informou ao Ilustrado que o contrato previa, de fato, a entrega e a instalação completa das decorações até o dia 9 deste mês. Segundo ele, no momento da assinatura já havia ciência de que se tratava de um prazo bastante apertado, mas, ainda assim, a empresa decidiu assumir o compromisso.
No entanto, conforme relatou, fatores externos acabaram inviabilizando o cumprimento do cronograma inicial, principalmente em razão do longo período de chuvas registrado nas últimas semanas.
Ele explicou que, por se tratarem de estruturas e equipamentos elétricos, os trabalhos precisaram ser suspensos durante as chuvas para evitar riscos de acidentes, e que, mesmo após a melhora do tempo, foi necessário aguardar a secagem completa dos materiais antes da retomada das instalações, como medida de segurança.
O engenheiro afirmou ainda que a empresa recebeu as notificações emitidas pelo município e que foi solicitado um novo prazo para a conclusão dos serviços, com previsão até esta sexta-feira (19). Apesar disso, Marcelo ressaltou que a expectativa da equipe é finalizar a instalação de todos os elementos ainda nesta quinta-feira (18), regularizando o funcionamento da iluminação natalina nos pontos previstos.