Incentivo
Com apenas 19 anos, Weslley Ricardo é uma das revelações do Jiu-jitsu umuaramense e vem colecionando vitórias. Mas para continuar trilhando o caminho do esporte, o atleta precisa da ajuda dos umuaramenses. Hoje Weslley encontra dificuldades para conseguir pagar inscrições dos campeonatos, custo de viagens e estádias.
A última vitória do umuaramense lutador foi no início deste mês em Florianópolis no Sul-Brasileiro de Jiu-jitsu, onde foi campeão em sua categoria no sem quimono e segundo lugar no absoluto sem quimono. “Foram lutas difíceis, mas obtive um bom resultado. Venho treinando pesado e com apoio da educadora física Patricia Piffer da academia Art’Corpus e do sensei Vander Carlini da academia FP Team Umuarama”, disse.
Agora Weslley Ricardo iniciou os treinamentos para o Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu, que será em Barueri-São Paulo. Mas para conseguir bons resultados, ele precisa de apoio financeiro da comunidade. “Estou vendendo uma rifa de um fone de ouvido sem fio da JBL, que foi doado pela Shopping Mundo Digital. O número custa R$ 10,00 e as pessoas podem comprar comigo ou na academia Art’Corpus e na FP Team Umuarama”, disse.
Além da rifa, o atleta precisa de patrocínio continuo para viagens, alimentação e para as questões de saúde. “Weslley é um atleta de futuro, que pode conquistar o mundo. Mas ele precisa de patrocínio. Ajudamos ele com a preparação física, os treinos de Jiu-jitsu, além de aulas de inglês com a professora Andreia Alves. Mas não é o suficiente para se transformar em um atleta de ponta”, disse a treinadora Patricia Piffer.
A história de Weslley não é muito diferente dos jovens atletas do Brasil. Morador do Parque Industrial, o jovem iniciou a caminhada no Jiu-Jítsu aos 14 anos em um projeto na Escola Estadual Zilda Arns, em Umuarama.
Naquele período ele recebeu uma bolsa para treinar em uma academia da cidade, mas devida a falta de condições e a idade, acabou desistindo. Porém, alguns anos depois, Ricardo descobriu outro projeto, desta vez em seu bairro e nunca mais parou.
Mesmo com 19 anos, o atleta umuaramense tem uma invejável coleção de medalhas. Só nos primeiros dois meses de 2019 Weslley foi campeão nos torneios da CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu) e IBJJ (International Brazilian Jiu-Jítsu Federation).
Para conseguir manter as vitórias e subir no ranking em busca de campeonatos internacionais, ele treinam de três a quatro vezes por dia e ainda dá aulas de Jiu-jitsu. “A arte marcial é minha vida. O esporte mudou meu futuro e quero que esse amor se reproduza em algo bom para sociedade”, disse o atleta.