Região

EM CURITIBA

Darlan Scalco participa de evento com governador e faz visitas em busca de recursos para Pérola

02/09/2019 10H43

Darlan Scalco na audiência com o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto

Curitiba – O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Pérola, Darlan Scalco, cumpriu extensa agenda na semana que passou em Curitiba.

Inicialmente ele participou do lançamento do Banco de Projetos Executivos do Governo do Estado. Foi ao lado do governador Ratinho Junior e outras autoridades. Darlan representou a AMP que é parceira desta ideia e vê este projeto como um grande salto para a administração pública municipal. Todos os 399 municípios do Paraná serão beneficiados.

Recursos para a Saúde

Darlan Scalco também visitou o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, para debater a possibilidade de liberação de mais recursos destinados à saúde nos 399 municípios do Estado. Ele visitou o Secretário a pedido dos prefeitos paranaenses, que estão enfrentando sérias dificuldades financeiras para investir mais recursos na saúde da população, principalmente em relação ao PAB (Piso de Atenção Básica). ”A situação dos municípios em relação a este assunto é crítica porque as prefeituras enfrentam uma grave crise financeira. Mas eu tenho a certeza de que, como é um grande gestor público e está totalmente empenhado em melhorar a saúde nos municípios do Paraná, o Secretário Beto Preto vai arranjar uma solução que atenda aos interesses das prefeituras”, comentou.

Após ouvir a revindicação do Presidente da AMP, Beto Preto determinou imediatamente, à sua equipe, que encontre uma alternativa para ajudar as prefeituras a melhorar sua capacidade de investimentos na saúde. “Não vamos deixar os municípios do Paraná na mão. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar as prefeituras a resolver este problema, seguindo orientação do governador Ratinho Junior de atender bem aos cidadãos paranaenses de todos os municípios do Paraná, em todas as regiões, na área de saúde”, comentou o Secretário.

No Tribunal de Contas

Darlan Scalco também visitou o Presidente do Tribunal de Contas do Paraná, conselheiro Nestor Baptista, para ampliar o diálogo com o TCE e discutir assuntos de interesse dos municípios paranaenses. Darlan, destacou a importância do diálogo com o Presidente Nestor Baptista, no intuito de extreitar o relacionamento do TCE com a AMP e poder discutir com mais transparência a realidade dos municípios do Paraná. “A AMP se coloca inteiramente à disposição do TCE para dialogar e achar soluções para os problemas das prefeituras. Nós estamos reestruturando a nossa entidade e queremos ser parceiros do TCE em tudo o que for de interesse dos municípios, prezando sempre pelo devido cumprimento das leis”, disse Darlan Scalco.

Nestor Baptista agradeceu a visita e esclareceu que o TCE tem um órgão – a Escola de Gestão Pública – por meio do qual já foram treinados 270 servidores municipais, de todas as regiões do Estado, em cursos presenciais e à distância. “A equipe do Tribunal de Contas estará sempre à disposição para ajudar as prefeituras do Paraná no que for necessário”, afirmou o conselheiro.

Na Assembleia Legislativa

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, também recebeu a visita do presidente da AMP, Darlan Scalco. Foi uma conversa proveitosa em busca de apoio para a alocação de recursos de custeio na área da saúde de Pérola e de outras cidades do Paraná.