Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Dane-se a agenda do atraso

27/03/2023 20H08

Jornal Ilustrado - Dane-se a agenda do atraso

O ilustrado leitor do “Umuarama Ilustrado” deve ter acompanhado o drama de uma moça de El Salvador, nome Beatriz, que foi impedida de fazer o aborto de um feto anencefálico, sob risco de vida tanto da mãe quanto do feto. A Corte Interamericana de Direitos Humanos, ligada à OEA, está julgando o caso para afirmar uma jurisprudência que reconheça o direito inequívoco ao aborto. Ditadores como o de El Salvador, Nicarágua e outros pelo mundo, usam a pauta de costumes e religiões retrógradas para se afirmarem no poder. Falam de Deus, Pátria e família o tempo todo para se agarrarem ao poder.

Essa agenda do atraso é usada pelos extremistas do mundo inteiro. Eles usam religiões que vivem do obscurantismo e tateiam no escuro para se apresentar como defensores da moral, enquanto oprimem e exploram os cidadãos. Babam contra o aborto que é caso de saúde pública. Quem pode impedi-lo quando há risco de vida para a mãe? E, se ela carrega um feto sem cérebro, caso da Beatriz de El Salvador? Mas, os hipócritas da agenda de costumes assim mesmo mentem que defendem a vida.

Cuidado com essa claque fanática que despreza o Deus que manda amar o próximo como a si mesmo. Se o pregador na igreja falar no amor aos mais pobres, eles saem do templo e xingam o pregador de “comunista”. Coisa de lunáticos ou de mal intencionados que inventam um perigo que não existe da volta desse regime totalitário. Há tanto a fazer neste país e neste mundo e temos que ouvir essas bobagens que usam religiões para enganar.

Não sou economista. O pouco que sei aprendi de berço e com a vida. Na biblioteca tenho o livro de Economia do meu professor Ivan Dutra e concluo que o Banco Central do Campos Neto quer estrangular a economia do país. A gente sabe que ele é da turma do quanto pior, melhor. Por isso fixou os juros nas nuvens, ainda que não haja inflação de demanda. Com isso ele impede que o Brasil volte a crescer. Saiba que os brasileiros, a indústria, o comércio e os micro-empresários deste país precisam de crédito e dinheiro girando para o bem de todos. Danem-se o mercado que vive de juros e de especulação. Dane-se a agenda do atraso.

(Eliseu Auth é promotor de justiça, atualmente advogado militante).