Umuarama

ELEIÇÕES 2026

Da Polícia Militar à política: Hélio Carvalho defende renovação na Assembleia Legislativa

19/05/2026 18H26

Jornal Ilustrado - Da Polícia Militar à política: Hélio Carvalho defende renovação na Assembleia Legislativa

O pré-candidato a deputado estadual Hélio Carvalho, visitou o jornal Umuarama Ilustrado nesta terça-feira (19), acompanhado do advogado Carlos Eduardo Meira. Eles foram recebidos pelo diretor do periódico, o jornalista Ilídio Coelho Sobrinho.

Com 28 anos, Hélio aposta na renovação política e na participação da juventude na Assembleia Legislativa do Paraná. Antes de ingressar na política, atuou como 1º Tenente da Polícia Militar do Paraná, com passagens pelo 25º Batalhão de Umuarama, 32º BPM de Sarandi e 7º BPM de Cruzeiro do Oeste.

Segundo ele, a decisão de disputar uma vaga na Assembleia surgiu após convites e do contato com demandas recebidas durante visitas aos municípios da região.

Entre as principais pautas defendidas pelo pré-candidato está a valorização da segurança pública, incluindo melhorias salariais para policiais militares e maior atenção aos bombeiros comunitários e guardas municipais.

“O bombeiro comunitário atua em municípios que não possuem bombeiro militar, desempenhando praticamente o mesmo trabalho, muitas vezes com poucos recursos e equipamentos sucateados. É uma demanda que tenho recebido bastante e pretendo buscar formas de contribuir”, afirmou.

Jornal Ilustrado - Da Polícia Militar à política: Hélio Carvalho defende renovação na Assembleia Legislativa

Na área da educação, Hélio destacou a defesa da ampliação das escolas cívico-militares e da contratação de mais militares para atuação nas unidades. Segundo ele, o projeto prevê quatro militares por escola, mas em alguns casos há apenas um profissional atuando.

Outra pauta defendida pelo pré-candidato é a criação de centros de apoio para famílias de crianças neurodivergentes, além da capacitação de professores para atendimento adequado desses alunos na rede de ensino.

Hélio Carvalho afirmou ainda que segue percorrendo municípios do Paraná para ouvir demandas regionais e ampliar o debate sobre propostas voltadas à segurança, educação e gestão pública.