Região

Saúde

Cruzeiro do Oeste lança o projeto da Carteirinha da Fibromialgia

03/06/2020 09H41

Cruzeiro do Oeste lançou na terça-feira (02) a carteirinha para pessoas com fibromialgia. Estiveram presentes a a população acometida pela doença, a prefeita Helena Bertoco, secretárias de Saúde Cregair Oliveira e de Indústria e Comércio, Francielle carvalho, além da vereadora Rosy Anne Bertoco e equipe da saúde.

A carteirinha é resultado de um Projeto de Lei do ano de 2019, da vereadora Rosy Anne, que está sendo implantado pela Secretaria de Saúde Municipal. O projeto garante aos portadores da fibromialgia prioridade nos atendimentos na área da saúde, equiparando-se aos idosos, gestantes e portadores de deficiência neste quesito, tendo preferência nas filas.

Os portadores da síndrome devem retirar a carteirinha no AMAI, nas terças ou sextas-feiras, das 13h30 às 16h, sendo necessário apresentar o laudo médico, concedido pelo reumatologista.

FIBROMIALGIA

A fibromialgia é uma síndrome crônica que pode causar dores generalizadas, espalhadas pelo corpo e articulações, podendo durar meses; fadiga e cansaço durante o dia; sono prejudicado, em alguns casos o paciente apresenta quadros de apneia ou insônia, problemas cognitivos e alteração da memória, transformando uma simples tarefa de atenção ou concentração em algo difícil de ser realizado.