Cotidiano

abandono de incapaz

Crianças são encontradas abandonadas em casa suja em Umuarama; mãe foi detida 

23/02/2023 09H14

Jornal Ilustrado - Crianças são encontradas abandonadas em casa suja em Umuarama; mãe foi detida 

Dois irmãos, sendo uma menina de 13 anos e um menino de 7 anos, foram encontrados sozinhos em uma casa suja e com alimentos estragados no parque residencial Belo Monte, em Umuarama (PR), na noite de quarta-feira (22). Segundo a Polícia Militar (PM), a mãe da adolescente e da criança, uma mulher de 32 anos, chegou no local depois dos agentes e foi autuada por abandono de incapaz. Ela alegou que estava na igreja.  

De acordo com a PM, a ocorrência começou por volta das 20h30. A equipe foi acionada para atender uma denúncia de abandono de incapaz em uma residência no bairro Belo Monte. 

No local, os policiais bateram palmas, e foram recebidos por um menino de 7 anos, que atendeu os militares pela janela do imóvel.  

Segundo a PM, os policiais pediram para o garoto chamar os responsáveis, entretanto foram informados por ele que a mãe havia ido na igreja, não sabendo dizer quando ela retornaria e nem há quanto tempo estaria sozinho. Disse ainda que estava na casa com a irmã, que é autista.  

A PM relatou que a equipe pediu para que o menino se aproximasse dos militares para conversar e abrir o portão, porém o garoto se negou, ficou nervoso e pediu para que os policiais retornassem no outro dia.  

Diante do abandono constatado, a PM relatou que a equipe abriu o portão, que não estava trancado, entrou na residência e viu que no último quarto do imóvel havia uma menina autista, irmã do menino. 

O AMBIENTE DA CASA 

A equipe constatou também que a residência se encontrava totalmente insalubre, sem condições nenhuma de convivência: suja, bagunçada, objetos quebrados, fezes pelo chão do banheiro e em outros cômodos da casa; cozinha com comida estragada pelos balcões, pia e geladeira, além de bichos e mosquitos voando pelo ambiente. 

Diante do flagrante, a PM informou que as equipes acionaram o Conselho Tutelar para acompanhar o caso. Enquanto as equipes aguardavam os conselheiros, a mãe das crianças chegou no local, justificando ter ido à igreja.  

Com a chegada do Conselho Tutelar, os policiais militares deram voz de prisão a mulher e solicitou que algum familiar ficasse com as crianças. Elas ficaram sob os cuidados dos avós paternos.  

Conforme a PM, vizinhos relataram que o fato é recorrente.  

A mulher foi encaminhada à 7ª Subdivisão Policial de Umuarama para as providências cabíveis.