Umuarama

Consciência

Crianças saem às ruas para alertar adultos e combater a dengue no Parque Industrial

09/05/2019 09H16

Com o slogan “Dengue – Limpe seu quintal, evitando esse mal!!!”, a Escola Municipal Professora Analides Caruso, do Parque Industrial, realizou na manhã de quarta-feira (8), uma campanha envolvendo toda a comunidade local na luta contra o mosquito transmissor da doença – o Aedes aegypti. Umuarama conta com 54 casos registrados da doença.

Professores e a direção da escola estão preocupados com a escalada da dengue no município, que conforme a última atualização do boletim existem 54 casos confirmados de pessoas com dengue neste ano, além de mais de 400 notificações de casos suspeitos, em investigação pelas autoridades sanitárias.

“Outro dado preocupante é o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (Liraa), que na última pesquisa atribuiu à comunidade onde a escola está inserida um índice de infestação de 2,6%, bem acima do máximo tolerado que é de 1%”, justificou a diretora Sandra Sueli Orgado.

Com a ação, além de trabalhar o tema em sala de aula, os professores resolveram desenvolver um trabalho que fosse além dos muros da escola. Na manhã desta quarta, alunos do 2º ciclo do período da manhã, professores, coordenação pedagógica e direção percorreram as ruas dos bairros no entorno da escola (Arco-íris, Jardim Viveiros e Alto da Glória, além do Parque Industrial I) distribuindo panfletos e orientando os moradores sobre a importância do combate ao mosquito.

É preciso eliminar todos os possíveis criadouros para prevenir a disseminação da dengue. “Para vencer essa batalha cada um tem de fazer a sua parte. E nossa escola está engajada”, completou a diretora.