Umuarama – Uma criança de apenas três anos se afogou após cair em uma piscina e ficou pelo menos 40 minutos em parada cardiorrespiratória até ser ressuscitada em uma ação de socorro conjunta de médicos do Pronto Atendimento Municipal e do Samu, que durou cerca de 30 minutos, no início da tarde de ontem, em Umuarama. Até o início da noite a criança permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Cemil. Seu estado de saúde é considerado grave.
Segundo relato do médico da equipe pediátrica do PAM Daniel Fritschy e da médica do Samu Daniela Lopes de Souza, a criança ficou entre 10 e 15 minutos submersa na água da piscina, já em parada cardiorrespiratória. Ela foi socorrida inicialmente pelo pai que fez a manobra de respiração boca a boca e trazida ainda pelos pais até a cidade, quando pediram socorro e a criança foi transferida para a ambulância dos bombeiros e levada ao PAM, onde os médicos do Samu e do PAM prestaram atendimento.
“A criança chegou com frequencia cardíaca zero de batimento cardíaco e saiu do PA entorno de 120 a 130. Estamos estimando que a criança ficou pelo menos 40 minutos em parada cardíaca. Isso é muito”, explicou Fritschy. A criança já saiu entubada do Pronto Atendimento e seu estado é considerado grave.
Segundo os médicos, os pais relataram que estavam trabalhando em uma chácara onde há uma piscina e quando deram pela falta da criança, esta foi encontrada já no fundo da piscina e retirada pelo pai. “Isso indica que há pelo menos 10 minutos a criança já estaria submersa”, explicou o médico.