Umuarama

UMUARAMA

Criação de escola de tempo integral na Zona VI aguarda aprovação da Câmara

25/10/2023 17H26

Jornal Ilustrado - Criação de escola de tempo integral na Zona VI aguarda aprovação da Câmara

A criação de uma nova escola de tempo integral da Secretaria de Educação de Umuarama encontra-se em análise na Câmara Municipal, aguardando apenas a aprovação dos vereadores. O Executivo encaminhou ao Legislativo o projeto de lei 094/2023, que cria a Escola Municipal Magda Becker Soares, com sede na avenida Goiânia 3468, na Zona VI – ao lado do Centro da Juventude (Ceju).

O prédio que sediará a unidade educacional está em fase de acabamento, praticamente pronto para receber os equipamentos. “É necessário a aprovação do projeto para avançarmos com a implantação da nova escola. Ela será importante para o município oferecer mais vagas de educação em tempo integral, uma prioridade do prefeito Celso Pozzobom que tem grande demanda junto aos pais dos alunos”, disse a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

O processo de criação seguiu todas as orientações do Sistema de Educação do Paraná, por meio do Núcleo Regional de Umuarama. Para escolha do nome da instituição foi criada uma lista tríplice (as outras opções eram os escritores Carlos Drummond Andrade e Ariano Suassuna) e o nome mais votado foi o da professora e escritora Magda Becker Soares.

Graduada em Letras Neolatinas e doutora em Didática, Magda tornou-se uma das referências brasileiras mais reconhecidas internacionalmente em alfabetização e letramento. Ela faleceu em 1º de janeiro de 2023, aos 90 anos. A partir do início do ano letivo de 2024 a escola terá atendimento em tempo integral para 262 estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

O prefeito Celso Pozzobom lembrou o empenho da administração para concluir a obra, iniciada ainda antes de sua primeira gestão à frente do Executivo (2017-2020). “Enfrentamos uma série de problemas, atraso em repasses, abandono de empreiteiras, novas licitações, mas finalmente estamos com a escola praticamente pronta. Agora contamos com o aval dos vereadores para aprovação do projeto e a esperada criação de mais uma escola de tempo integral”, reforçou.

Os estudantes serão matriculados em duas turmas de 1º ano do 1º ciclo, duas turmas de 2º ano do 1º ciclo, duas turmas de 3º ano do 1º ciclo, duas turmas de 1º ano do 2º ciclo e duas turmas do 2º ano do 2º ciclo, todas em regime integral. A primeira equipe gestora terá a professora Marta Almeida de Souza como diretora, a professora Adriana Mafalda da Silva Bergamo como coordenadora pedagógica e Daiane Almeida Genari como secretária escolar.

“Já temos um recurso de R$ 1,3 milhão pactuado com o Ministério da Educação, do Programa Escola em Tempo Integral, para a implantação da escola e estamos com processos adiantados para aquisição da mobília e contratação dos professores e demais servidores. Precisamos agora do apoio dos vereadores para aprovar o projeto o quanto antes, a fim de garantir as matrículas já para 2024”, apontou a secretária Mauriza Lima.

O projeto de lei 094/2023 possui apenas dois artigos e foi encaminhado para análise da Câmara Municipal no último dia 11, em atendimento ao Plano Nacional de Educação, que visa ofertar atendimento em tempo integral aos estudantes do Ensino Fundamental com a finalidade de promover o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes por meio dos aspectos intelectuais, afetivos e sociais dos estudantes.