Aragão Filho

13/01/2022

Cresol em Umuarama

13/01/2022 16H39

Jornal Ilustrado

Visitando o diretor do Grupo Ilustrado, Ilídio Coelho Sobrinho, ontem, Jaqueline Buschini e Anderson Pittol, respectivamente Gerente de Negócios e Assessor do Banco Cooperativo Cresol, que está chegando em Umuarama. A agência vai ser na Avenida Paraná, no coração comercial da Capital da Amizade.

Escrito apenas ontem…

O Brasil, sei que vai de mal a pior. De maneira que qualquer esperança que você possa me dar nesse sentido será muito bem recebida.

– Vinicius de Moraes em carta a Manuel Bandeira.

Do Marvadão

Que sina!

Quem diria?

O objeto do desejo do momento é a vacina…

– Celso Ribeiro.

Casteladas

Para viver aqui é preciso ser árvore e pássaro ao mesmo tempo…

– Carlos Castelo.

Devolução

A mesa diretora da Câmara de Umuarama assinou um cheque de R$ 5.584,00 milhões que seria a economia feita pela Câmara de vereadores no período legislativo de 2021.

Não houve notícia sobre a devolução propriamente dita, mas a informação é a de que o dinheiro já foi destinado para o poder executivo investir conforme for programado.

Estranhamente não houve publicidade para o fato.

Lembrando que foi a vereadora Maria Ornelas, então presidente da Câmara, quem inaugurou a prática da economia em milhões.

Foi ela também quem fez vigoroso corte no número de assessores comissionados.

A confirmar o valor devolvido agora, é uma bela soma economizada.

Papo rápido

– Gleisi Hoffmann disse que teto de gastos vai na contramão da gestão orçamentária do mundo…

– Quer dizer que pra ela gastar mais do que arrecada é normal no mundo todo?

Recado atual

Telegrama mais do que atual de Machado de Assis:

– “Desconfiai de doutrinas que nascem à maneira de Minerva, completas e armadas. Confiai nas que crescem com o tempo”.

Trilha sonora

Não sei porque, mas a coluna de hoje foi escrita ao som de um tempo do qual tenho muita saudade, sem ter vivido neste tempo.

Na trilha teve só os grandes de uma era; Orlando Silva, Mário Reis, Francisco Alves, Ciro Monteiro, Sílvio Caldas, Carlos Galhardo…

Era um Brasil que parecia que daria certo.

Inclusive musicalmente…

Não quero

Em Curitiba, apenas quatro vereadores não concordam com reajuste do próprio salário; Amália Tortato (Novo), Denian Couto (Podemos), Flávia Francischini (PSL) e Indiara Barbosa (Novo).

Indiara é umuaramense e até agora não tem decepcionado.

Nesta questão de turbinar o próprio vencimento, os quatros representam a opinião dos curitibanos e dos paranaenses.

Candidato do transporte

O ex-comandante do Policiamento de Curitiba, o Coronel Malucelli, presidente da Fetranspar-Federação das Empresas de Transporte, está decidido a disputar a eleição de outubro e fala até em Palácio Iguaçu.

Será o candidato do setor de transporte, mas será, antes, candidato da Polícia Militar.

Digo isso porque aqui em Umuarama, por exemplo, seu mais empolgado cabo eleitoral é o coronel Mella, colega de trabalho de Malucelli quando os dois estavam na ativa.

Na reserva a amizade continuou.

Seguro da lavoura

Diante das mais pesadas perdas agrícolas por causa da seca, o secretário Norberto Ortigara, disse que a maioria dos médios e grandes produtores não tem seguro.

O governo do estado está conversando com 15 seguradoras para tentar acelerar as aferições e indenizações e falando com equipes técnicas para acelerar o processo de avaliação de Proagro, de seguro, para quem tem direito e liberar semeadura de milho aonde houver condição.

A coisa está ficando assustadora.

A região se fortaleceu

Palmas para Darlan Scalco, ex-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), ex-prefeito de Pérola, e que já trabalhava no Governo do Estado, na Casa Civil, pela confirmação dada ontem por Ratinho Junior de que é o novo chefe de gabinete do governador.

Chegou lá pelos seus méritos de político bem articulado, jovem e promissor, mas não deixa de ser também um afago do governador para a região noroeste.