Umuarama

Alerta

Corpo de Bombeiros alerta: utilizar fogo para aquecer ambiente pode levar à morte

28/07/2021 08H38

bombeiro-umuarama
Segundo o sargento Richardson Rodrigues, do Corpo de Bombeiros de Umuarama, a intoxicação por monóxido de carbono é fatal e ocorre por inalação

A massa de ar polar que chegou ao Paraná, ontem, derrubou as temperaturas em Umuarama e a previsão é para frio intenso na madrugada desta quinta-feira (29). Com a queda das temperaturas, o Corpo de Bombeiros de Umuarama alerta os umuaramenses para não realizar queima de carvão, madeira, papel, álcool ou qualquer outro objeto para gerar calor. Tal prática emite monóxido de carbono e o gás pode levar uma pessoa a morte.

O Corpo de Bombeiros do Paraná está atento para evitar possíveis “mortes brancas” por uso de substâncias proibidas para aquecer ambientes. Segundo o sargento Richardson Rodrigues, do Corpo de Bombeiros de Umuarama, a intoxicação por monóxido de carbono é fatal e ocorre por inalação. “O monóxido de carbono é incolor, inodoro e sua emissão ocorre em casos de incêndios, carros lacrados, nos aquecedores a gás, aquecedor de água quente, aquecedor a querosene, fogões a lenha ou carvão vegetal. No inverno as pessoas tentam aquecer um ambiente com o fogo e isso pode levar a morte, como ocorreu há algumas semanas”, alertou.

A queima de álcool ou outro combustível, lembrou o sargento, também ocasiona o consumo de oxigênio o que pode levar a pessoa à asfixia. “Todos vamos precisar nos aquecer, mas é preciso respeitar os cuidados necessários. Não utilize fogo para aquecer ambiente. Outra situação é que não existe um tempo seguro para aquecer um banheiro ou quarto com fogo e depois apagar”, afirmou Rodrigues.

O sargento ainda explicou como ocorre a intoxicação por monóxido de carbono. “A combustão necessita de dois processos para ocorrer o fogo. Primeiro a queima do oxigênio do ambiente, o que pode levar a morte por asfixia e no processo da queima vem a liberação do monóxido de carbono. O gás monóxido de carbono se agrupa a hemoglobina, que envia uma mensagem para o cérebro informando que a pessoa não precisa mais respirar”, explicou o entrevistado.

Em um ambiente com 10% de monóxido de carbono a morte é imediata e os sintomas da ingestão do gás pode passar por náuseas, dor de cabeça, tontura, fraqueza generalizada ou dificuldade de raciocínio. “A pessoa que sentir os sintomas deve imediatamente apagar o fogo, abrir a casa e sair para que a respiração volte ao normal. Mesmo com a intoxicação leve, devemos sempre procurar ajuda médica, para ser feito diagnóstico preciso e se necessário, tratamento”, ressaltou o sargento Richardson.

DICA DO BOMBEIRO

O bombeiro volta a ressaltar que não deve utilizar fogo para aquecer os ambientes. No caso de precisar aquecer, a dica é usar água quente em garrafas pets nos cobertores.

TEMPERATURA

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a onda seguirá o padrão local, caracterizado por um clima frio e seco e temperaturas mínimas variando entre -1 °C e -5 °C. Apenas nos pontos de maior altitude, como no alto de montanhas, o frio pode ser mais intenso.