Umuarama

TEMPO SECO

Corpo de Bombeiros alerta para prevenção contra incêndios em residências

14/09/2020 15H47

bombeiro-umuarama

O Paraná enfrenta uma das piores secas dos últimos anos e mesmo com as chuvas de agosto o tempo continua seco, aumentando as possibilidades de incêndios em áreas urbanas e rurais. Desde janeiro, o Corpo de Bombeiros de Umuarama já atendeu a 31 ocorrências de fogo em residências e por isso alerta aos umuaramenses das necessidades de prevenção.

Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros de Umuarama, Richardson Rodrigues, existem casos específicos em relação aos incêndios ocorridos em Umuarama, porém a orientação básica na área urbana é não fazer ligações elétricas clandestinas, deixar de usar de extensões e benjamins. Como também, ficar atento ao uso do fogão e velas dentro de casa, que podem iniciar o fogo. “Se as instalações são antigas é sempre bom pedir para um eletricista fazer uma revisão. Outra opção em relação a eletricidade é usar os filtros de linha não os bejamins”, disse.

Ainda segundo o entrevistado, um dos principais motivos para iniciar incêndio em residência envolve a sobrecarga da rede elétrica. “Temos muitos eletroeletrônicos e eletrodomésticos ligados a rede de energia e se o uso não for adequado é possível que ocorra uma sobrecarga no sistema elétrico onde inicia o fogo. Em caso de pessoas que fazem orações usando velas é importante ficar atentas, além da atenção na cozinha, na hora de manusear o fogão”, explicou.

Setembro ainda não registrou chuvas em Umuarama e em determinadas horas do dia a umidade do ar na cidade chega a 30%. O tempo seco junto a maior incidência de vento transforma o ambiente propício para a propagação do fogo, desta forma, colocar fogo em lixo e terrenos vazios é outra situação perigosa. “Não colocar fogo em lixo e nem em terrenos vazios. Caso o fogo atinja uma propriedade de madeira, nesta época do ano, as chamas vão tomar conta da residência de forma muito rápida e dificilmente o Corpo de bombeiros vai conseguir conter o incêndio, devido a rapidez da combustão”, Alertou o sargento.

Área rural

A união e a organização dos vizinhos na área rural podem ser uma ajuda fundamental, caso ocorra um princípio de incêndio. “Propriedade rural a dica é organizar uma brigada entre os vizinhos, uma equipe de combate rápido, com um trator para casos específicos no intuito de fazer um aceiro, cisternas prontas, bombas costais prontas, como também, foices e inchadas. Pois dependendo do local e do acesso até o bombeiro chegar o fogo já se alastrou e nestes casos acabar com o foco do incêndio logo no começo é fundamental”, ressaltou.

MANTENHA A CALMA

Em uma situação de emergência dentro da residência é importante manter a calma e sair do local o quanto antes. Em seguida ligue para o Corpo de Bombeiros no telefone 193. Se o cidadão não tiver treinamento adequado, o ideal é não tentar combater o incêndio, pois o risco de acidentes é muito grande e pode até causar um aumento no fogo.

PREVISÃO

Conforme o Simepar, existe previsão de chuva somente para o dia 18 de setembro, quando as temperaturas apresentam leve redução. Para hoje há poucas mudanças no tempo, os ventos continuam predominando do quadrante norte e transportando um ar bem quente para todas as regiões do estado. Será mais um dia sem chuva, mantendo a condição de baixo volume nos reservatórios do estado.