EM UMUARAMA
Um dos mais tradicionais grupos corais do Paraná está em Missal, cidade no extremo Oeste do Estado (a 85 km de Foz do Iguaçu). E para encerrar as comemorações de seu aniversário de 60 anos, a administração municipal realiza o 5° Encontro de Vozes. Mais de 400 coralistas se apresentam no evento, que será realizado sábado (22) no Clube 19 de Março. Entre os 16 corais convidados, destaque para o Coral Municipal e o Cia Schubert, de Umuarama, que farão apresentação especial a convite da Secretaria Municipal de Assistência Social daquela cidade.
O prefeito de Missal, Adilto Luís Ferrari, comenta que esta edição do Encontro de Vozes tem um sabor especial, já que, devido à pandemia de coronavírus, o evento não pôde ser realizado. “Para nós, receber a visita de tanta gente talentosa, que vem de cidades distantes, é uma satisfação sem par. São artistas dos mais variados estilos e culturas que se misturam aqui em um momento que realmente emociona a plateia. Só tenho que agradecer a cada uma das pessoas que está trabalhando há meses para que esta festa seja inesquecível”, declarou.
O maestro Marco Aurélio Tavares, regente tanto do Coral Municipal, quanto da Cia Schubert, relata que 40 cantores de Umuarama vão a Missal, com o apoio da administração municipal por meio da Fundação Cultural. “O Coral Municipal vai apresentar um repertório estruturado na obra do grupo Roupa Nova, um dos mais populares do Brasil. Já o Cia Schubert chega com uma super produção acerca de teletemas, aquelas músicas de abertura de novelas, de programas de televisão. São músicas que farão parte do novo espetáculo que o grupo deve estrear em novembro”, detalha.
Tavares reafirma a importância de encontros como este, organizado em Missal, destacando a contribuição cultural que cada músico tem o privilégio de provar. “Essa interação com artistas que vêm do Oeste, do Sudeste e do Norte do Paraná, além de grupos de outros estados que também devem prestigiar o evento, são de extrema importância. Estão confirmadas apresentações de corais juvenis e corais femininos, além de corais adultos, que irão executar o repertório a 3 ou 4 vozes. Estamos todos muito honrados e empolgados com o convite”, pontua o maestro, acrescentando que à noite todos serão recepcionados em um jantar dançante no CTC Porteira Nova.