Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Conversas com meus botões

04/12/2023 17H30

Jornal Ilustrado - Conversas com meus botões

Eliseu Auth

Nas minhas lides forenses convivi com excelentes juízes. Alguns nem tanto, mas jamais imaginei a cena petulante da juíza substituta que quis obrigar uma testemunha a chamá-la de Excelência. Foi na justiça do trabalho de Xanxerê, Santa Catarina, coisa de quem não leu Piero Calamandrei e sua obra “Eles, os juízes, vistos por nós, os advogados”. Também não leu “O solitário Ofício de julgar”, de Gerson Pereira dos Santos. Muito menos sabe o seu papel de dizer o direito sem firulas e sem vaidade. Porque sei que o juiz é o direito tornado homem, não vou jogá-la aos leões. Só dizer que se desafete de galanteios inúteis, das formalidades fúteis e julgue buscando o justo.

Me acho ambientalista porque sei que a casa que temos para morar e viver é este planeta. É cuidar ou cuidar dele, do contrário morreremos todos. Ambientalistas e negacionistas estamos no mesmo barco. Quem acompanha a Cop 28, conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças climáticas, deve se orgulhar do papel que o Brasil está cumprindo. Diga o que quiser a direita alienada, mas reconheça que o Presidente Lula e a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva são pessoas do bem e nos honram mostrando ao mundo o que é preciso fazer para salvar o planeta Terra. E salvar também vocês que negam o aquecimento global. É hora da ciência e da verdade que não dissemina mentiras e nem as replica. Esqueçam “Goebels” que repetia as canalhices nazistas até parecerem verdades. Caso estejam me lendo, saberão do que falo. Sim. Disseminar ódio e atacar pessoas honradas faz mal até para vocês.

Pois é. Se gosto da lei e da Democracia, tenho restrições a Maduro, presidente da Venezuela que quer anexar uma parte da antiga Guiana inglesa. Está de olho no petróleo da região do Essequibo que diz pertencer ao seu país. Ainda que a reivindicação seja antiga, não cabe tomá-la à força, coisa que pode dar em mais uma guerra que ninguém precisa. Há um foro para resolver a questão. É a Corte Internacional de Justiça, órgão judiciário da ONU, com sede em Haia. Vou m´embora. Pense nas conversas com meus botões.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).