Dr. Eliseu Auth

18/05/2021

Conversa com meus botões

17/05/2021 22H40

Eliseu Auth

         Às vezes, me pego falando alto, sem ninguém me escutando. Acho que meus vizinhos me estranham quando isso acontece, subindo e descendo as escadas do prédio. Converso com meus botões e remôo contradições, bobagens e incoerências que vejo em marcha batida, nesta terra de Santa Cruz.

         Posso não agradar a todos os ilustrados leitores do Umuarama Ilustrado, mas peço que me ouçam sem rancor. Mais: ouso rogar que façam suas as minhas preocupações, ainda que eu não seja dono da verdade. Estou aqui para expor idéias e convicções, dizendo o que penso, sem rodeios ou plumagens. Me intrigam alguns ataques à CPI da Covid, como se ela fosse um instrumento de vindita para depor o presidente da Nação. Não. Ela nem tem poder para tanto. Só pode apurar se houve ou não responsabilidades na gestão da saúde no enfrentamento à pandemia, por parte do governo que tem a obrigação de fazer a melhor política possível. Se houver culpado, ela o apontará. Passo adiante, encaminhará as conclusões a quem tem o dever de agir. Isso é papel fiscalizador legítimo do Congresso Nacional. Então, por quê o medo da CPI?

         Das conversas que tive com meus botões, estão os ataques às urnas eletrônicas que nos orgulham e não registram fraudes. Nem permitem confusões como as que Trump protagonizou nos Estados Unidos. Se houver o voto impresso junto, há que garantir que o sigilo desse voto, evitando o acesso a ele sem uma razão justificada que precisa constar na lei. Isso impedirá que milícias, coronéis e crime organizado controlem eleitores e seus votos. 

         Meus botões me lembraram que o Butantã e a Fiocruz podem interromper a fabricação das vacinas por falta do “IFA” (Ingrediente Farmacêutico Ativo) que vem da China. Me disseram que ele não vêm por causa do ataques gratuitos àquela nação, por parte de alguns dos nossos governantes federais. Manitôs! Tenho que morder os lábios para ter certeza que não estou delirando ou tendo pesadelo nesta conversa com meus botões.

         (Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).