Umuarama

Decisão

Estacionamento Rotativo-Zona Azul caminha para municipalização

04/02/2019 16H31

zona-azul-contrato-umuarama

Com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de manter a inconstitucionalidade da Concessionária Caiuá, em emitir notificações aos usuários do Estacionamento Rotativo de Umuarama, a administração municipal anunciou nesta segunda-feira (4) que está iniciando o processo de municipalização do sistema.

Conforme o procurador do Município, Heber Lepre Fregne, ainda existem recursos e prazos a serem respeitados na esfera federal, entretanto, a decisão de rescindir contrato com a Concessionária Caiuá, que gerencia o Estacionamento Zona Azul, está próximo.

O procurador do Município de Umuarama explicou, que no período da última administração municipal, o Ministério Público do Paraná ajuizou uma Ação Civil Pública questionando a legalidade do sistema do Estacionamento Rotativo Pago de Umuarama. Em específico, ao artigo que delega Poder de Polícia a uma empresa privada.

A ação foi acatada pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) em 2016 e após recurso do município, o STJ retificou a decisão de inconstitucionalidade do sistema, parecer emitido no mês de Dezembro 2018. “O município ainda aguarda o trânsito em julgado da decisão (quando o processo acaba definitivamente) para tomar as providências cabíveis”, disse o procurador.

Entretanto, a administração municipal já encaminhou uma notificação para a concessionária ressaltando a decisão de rescindir o contrato, uma vez que a empresa teria redução de arrecadação e o atual contrato seria inviável do ponto de vista econômico. “Nós estamos planejando o futuro para acomodar toda essa situação. O fim do sistema rotativo de estacionamento não está em cogitação. Nosso trabalho é de analisar e dar legalidade e constitucionalidade para este sistema”, disse.

EMPRESA

A coordenadora operacional da Concessionária Caiuá em Umuarama, Érica Novais, ressaltou ao jornal Umuarama Ilustrado que a unidade local da empresa ainda não recebeu a notificação da administração municipal de Umuarama. “Ficamos sabendo pela imprensa, entramos em contato com a sede em Florianópolis e estamos esperando o retorno, para poder dar um parecer”, disse.

MUNICIPALIZAÇÃO

Ainda segundo o procurador Heber Lepre, nos próximos 30 dias a Prefeitura publicará um edital com as características para o novo sistema do estacionamento rotativo em Umuarama. As medidas seriam a municipalização da gestão, com a Umutrans assumindo operacional do sistema e também a fiscalização.

“A primeira medida da administração será a centralização do sistema do gerenciamento do sistema junto a Umutrans e fiscalização por meio dos agentes de trânsito do município. Por isso será possível a abertura de edital para concurso público para contratação de pessoal”, explicou Lepre.

MUDANÇAS

  • Caso o contrato for rescindido, o município estuda a reduzir do valor referente ao aviso de irregularidade;
  • Mudança na tolerância, com maior período no inicio do estacionamento, não posterior.

  • Aumento dos pontos de venda de cartão

  • Contratação de uma empresa para aquisição de sistema de fiscalização e avisos de regularidade