Oportunidade
A chegada das celebrações de fim de ano, as férias escolares e até a Copa do Mundo do Catar estão movimentando o mercado de empregos temporários em Umuarama, impulsionado pelo crescimento das contratações pelos setores de comércio e de serviços. Outro motivo para as contratações é a abertura do comércio até as 22h, que começa no dia 14 de dezembro.
O gerente da Agência do Trabalhador de Umuarama, Reginaldo Barros, ressaltou que só no mês de outubro o comércio local realizou 407 contratações, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Ainda segundo Barros, pela Agência do Trabalhador 190 pessoas foram contratadas em outubro.
Na Agência do Trabalhador de Umuarama, que atende a comunidade até o dia 23 de dezembro, ainda conta com algumas vagas visando os atendimentos de fim de ano, principalmente no setor de vendas. “As contratações começaram na segunda quinzena de outubro e para movimentar ainda mais realizamos os feirões de vagas de emprego do comércio”, disse o gerente.
Ainda segundo Reginaldo Barros, mesmo sendo período de contratações de temporários a maior parte das vagas foram para contratações definitivas. “A maioria foi para contratações definitivas, devido à necessidade de frente de trabalho em Umuarama”, ressaltou.
Para o período natalino, quando o atendimento das lojas se estendem até 22 horas, ficou definido que o comércio de rua de Umuarama inicia seu funcionamento em horário estendido no dia 14 de dezembro. Desta forma foi acordado: funcionamento até as 22h do dia 14 até o dia 16 e do dia 19 até o dia 23. No domingo dia 18 de dezembro o atendimento ao público começa às 13h até as 20h. No dia 26 o comércio volta a funcionar 13h até as 18h.
Segundo sondagem realizada em outubro pela Fecomércio-PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) e pelo Sebrae-PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 20,2% das empresas paranaenses vão contratar funcionários temporários neste ano, com muitas vagas já preenchidas em decorrência da junção Copa-Natal-13º terceiro, além da Black Friday, que ocorreu há alguns dias, e algumas em aberto em função das festas de fim de ano, principalmente no Litoral.
A sondagem ainda aponta que as chances de efetivação dos trabalhadores após o término do contrato temporário estão em alta. Cerca de 87,3% dos empresários afirmam que podem efetivar o colaborador. Ainda segundo a CNC, 109,4 mil trabalhadores temporários devem ser contratados em todo o Brasil. O salário médio deve chegar a R$ 1.626, aumento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado.